Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Escândalo: Em 2016, não são dedutíveis em IRS o Material Escolar, as Salas de estudo e os ATL’s, porque tem IVA a 23% (pode perder até 800 Euros no IRS)., para Assembleia da República

NomeComentário
Paula B.Náo é pelo facto do ATL ter uma taxa de iva a 23% que a qualidade dele é diferente de um ATL que tenha isenção de Iva ou Iva à taxa reduzida.
Francisco C.É uma vergonha num país em que se pode deduzir para o irs contas do veterinário e uma factura de centro de estudo não quando o estudo é obrigatório em Portugal.
lucinda l.E é assim que se apoia a educação!!!!!
Maria F.Esqueceram-se de um pormenor chamado igualdade. Um aluno Universitário de Letras, pode descontar todas as suas despesas de educação, pois são livros, um aluno de Belas Artes não desconta nenhuma, pois todo o seu material de estudo (equivalente aos livros dos outros) tem taxa normal de IVA. Não se estuda pintura por livros, nem escultura por manuais, nem arquitetura sem projetos. Isto revela quer a ignorância dos nossos políticos quer a sua inqualificável hipocrisia. Atente-se que a Lei n. 82-E/2014, começa por afirmar que é "orientada para a família", olha se não fosse...
Maria S.Continuamos a não ser todos iguais. Se a minha filha tiver um explicador com recibos verdes, posso deduzir a factura no IRS, se estiver num centro de estudos já não....qual é a lógica?
Ana E.Os nossos filhos não podem ficar na escola, logo como temos que trabalhar e eles tem que fazer os trabalhos de casa e estar protegidos, não é um luxo de ricos é uma necessidade que custa 3000€/ano
Maria S.Tal como aconteceu com as despesas de saúde, gostava assim de ver esta situação resolvida, pois desta forma sou bastante prejudicada não estando contemplado efetivamente todas as despesas de educação no parâmetro de "Despesas com a Educação", valor bastante representativo de despesa.
Nuno S.Cadernos, lápis, canetas entre outros são obrigatórios e dão direito a faltas de material pelo que devem ser considerados no campo da educação no sistema nacional de faturas.
Luis P.Azuis, vermelhos, rosas ou laranjas são todos a mesma m.....
ana l.tudo isto é uma vergonha.
Patricia m.Não pode haver despesas de primeira e despesas de segunda . Estes factos só aumentam a fuga ao fisco!!!
sandra l.Acho vergonhoso o que estão a fazer! Sem Palavras!!!
Isabel C.Estamos fartos de ser lesados !
Dina R.Concordo
António A.Isto que está a acontecer é uma grande injustiça
Joaquim M.Despesas com a Educação devem continuar a ser dedutíveis em sede de IRS. Outra coisa que não isso é inconsistente com um país que queremos fazer crescer. E o crescimento passa também pela educação dos nossos filhos que serão o futuro de Portugal!
António S.É de toda a justiça que esta pretenção seja atendida pela AR.
ANTONIO A.É mais uma vergonha a juntar a outras tantas.
Alexandra I.Penso que também deveria poder ser deduzido outro tipo de material tal como: mochilas (23%), consumíveis de impressora, computadores, etc. independentemente onde fossem comprados (grandes superfícies, etc.).
António P.Este tipo de despesa terá de ser aceite, dado que, as entidades que emitem as faturas estão enquadradas em códigos de atividade ligados ao ensino, inclusive no EFATURA permite o registo das referidas faturas como despesas de educação, embora não aceite a dedução desses custos, assim, deverão aceitar estas despesas como dedução, futuramente para evitar esta confusão, deverão alterar a taxa de IVA afeta a este tipo de serviços ou venda de bens, para isentos e 6%.

Assinaram a petição
2 045 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição