Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: PEDIDO DE VETO DO ESTATUTO DOS TITULARES DOS CARGOS POLITICOS, para Exmo. Sr. Presidente da Republica de Cabo Verde Jorge Carlos Fonseca

NomeComentário
Edmilson L.Eu apelo ao veto porque a camada pulitica do país não têm em consideraçåo a real situação do país. O povo sofre á própria sorte, sem emprego p'ra jovens, sem apoio financeiro para aqueles que a algricultura não deu fruto. Chega de fecharmos os nossos olhos e deixar que outros governem nosso pais como bem entenderem. Apelo ao veto.
Luis F.Devemos aumentar salário dos que ganham menos, pois o minimo não chega 11000/Mes.
Edson L.Isso nao pode acontecer num pais em que temos um salario minimo de aproximadamente 12 mil escudos para nos os mais nessecitados.
Baltazar N.Assino esta petição não porque sou contra a clarificação do papel e das atitudes da classe política em Cabo Verde. Mas não deixa de ser obsceno que isso se faça num momento em que se exige o aperto do cinto às classes mais baixas. Outrossim, assino também esta petição porque, se não o fizesse, estaria a contribuir para que eu também fosse cúmplice de uma decisão, neste momento, no mínimo despropositada. Lembro que, dizia o célebre V. Hugo, cito "Entre um governo que faz mal e o povo que o consente, há uma cumplicidade VERGONHOSA". Assim, a terceira razão para eu não deixar de assinar esta petição é que não quero ser cúmplice nesta decisão “VERGONHA", apesar de tomada por uma estranha e impensável UNANIMIDADE, no Parlamento caboverdiano. Quando a esmola é ....importa o tipo de música para e dançar pelo mesmo tom?
Lucas C.em plena época da crise mundial considera-se desnecessário ou bem podia ser adidiado num país que ainda persiste um simples problema de falta de impresso para execução de passaportes.
Emitério R.Concordo plenamente com esta petição!
Filomeno M.estou a favor dessa petiçao
yanira m.Faz umas semanas visitei à associação para pessoas com paralisía cerebral acarinhar. Eles não tem sede e vivem da colaboração de uma jóvem empreendedora. não tem sede e o estado "não tem um local para lhes facilitar". Segundo as estatísticas, existem aproximadamente 1500 crianças em Cabo Verde com paralisia cerebral. acarinhar tem insritas aproximadmente 200 e pode atender actualmente nas instalações cedidas pela empreendedora acho 12 ou 20, Esse aumento salarial e de subsídios e demais custos em regalias, não poderia ser destinado para estas crianças que, por não ter recursos, é como se não tivessem direito à vida. um grande número delas fica clausuradas nas suas casas e nas suas camas, e a maioria tem as suas capacidades mentais em perfeito estado como qualquer outra criança. mas não tem oportunidade de integrar-se, estudar, aprender uma actividade, porque não há dinheiro para elas. Vamos olhar ao nosso redor, há muitos caboverdianos com necessidades gritantes. crianças em situação de risco que o icca faz tudo o que pode por ajudá-las mas não há dinheiro. Abraçar a carreira política significa sacrifícios pelo o seu povo.
Carlos T.Sou professor, licenciado no Ensino de Francês Português pela Universidade Aberta de Portugal, Pós-graduado do curso de especialização LATU SENSU, em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal de Paraíba do Brasil, estou a fazer Mestrado em Arte e Educação Na Universidade Aberta tendo já concluído as disciplinas curriculares que me confere o grau de Pós-graduado em Arte e Educação e estou na Referência 7. Sou professor de Língua Francesa desde 2005, concluí a minha licenciatura no início de 2010 e desde desta altura estou a espera de uma reclassificação.O mais caricato é que todos os anos são contratados professores recém-formados em licenciatura, passam-me para a frente porque os nossos iluminados políticos acham que isto é normal, ou seja, tenho mais de 25 anos de professorado ininterruptamente, tenho 3 cursos superiores todos custeados por mim, pagam-me mal e um professor recém formado é contratado com base na sua formação e eu fico a ver navios. Por isso assino a Petição não só pela revolta que sinto mas sobretudo por um dever de cidadania. Dos políticos prefiro não comentar pois a aprovação deste estatuto revela o que são e o que sentem pelo povo.
Agnelo C.Vergonha
Clodomir P.Pelas razões apresentadas e outras, sou a favor do veto do projecto de lei.
Bartolomeu V.Quando foram eleitos ou nomeados, os políticos cabo.-verdianos conheciam bem as regalias com que podiam contar, mas aceitaram esses cargos incondicionalmente e de forma livre. De resto, as regalias que ora se pretende atribuir aos titulares de cargos políticos e equiparados não constavam de qualquer plataforma eleitoral. Admito que haja um estatuto remuneratório condigno para os políticos, mas no quadro de uma pprofunda reforma do Estado, da política de rendimentos e da política salarial no setor público e nunca no atual contexto socioeconómico, deveras difícil para largos milhares de cabo-verdianos, em virtude dos efeitos negativos da crise internacional.
Carlos M."o povo das ilhas precisa de um outro poema (e.g., de outros políticos) para o povo das ilhas"
Tomasia A.Não há nenhum comentário plausível para a tamanha falta de respeito para com este povo sofredor e batalhador...farto ka tem dor de fomento!!
Francisco D.Este estatuto na sua globalidade é imoral e injusto considerando a sociedade que temos e que queremos construir. Em tempos houve na verdade aqueles que se consideravam os melhores filhos da nossa terra mas creio que hoje ninguem quer o regresso desse tempo. Viva democracia e Viva liberdade
Nelcido B.Força MAC #114 ! Considero uma enorme falta de respeito para com o povo cabo-verdiano este aumento de 65 % de salario para a classe politica ! Vergonhoso
Adnilson V.ç
sandra c.nos somos a voz do povo por isso sou a favor do veto, porque os deputados e o governo estão de costas voltado para a sociedade caboverdiana
Maria C.A minha maneira de estar com o POVO é assinar a petiçao
Maria L.sou contra O Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos na parte da remuneração e subsídio de renda de casa. Afinal a actualização de salários dos político durante esses anos foi feito indirectamente atrás da actualização da renda de casa. Esse montante 70.000 matem ?

Assinaram a petição
5 931 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição