Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Proibição da prática de contenção física a idosos
, para Assembleia da República
Nome
Comentário
Maria F.
Assisti recentemente a esta prática num hospital publico. Sei que é muito complicado lidar com alguns casos, mas não posso de maneira nenhuma concordar com o que vi. Praticado por auxiliares.
Maria .
Cem por cento de acordo com os objetivos desta petição.
Ma .
Em memória do meu pai Concordo em absoluto, ele foi muitas vezes amarrado no hospital. Pela dignidade humana não deveria ser permitido.
Anabela .
Infelizmente recentemente fui confrontada com esta realidade com a minha mãe, senhora de 93 anos, com insuficiência cardíaca grave, e que após colocação de sonda nasogástrica e contenção, faleceu 34 h depois, com sofrimento que nunca lhe pensei causar quando a levei para uma unidade de cuidados continuados quatro dias antes. Faleceu durante a noite, sem ter ninguém perto, durante pelo menos 4 horas.
Joana C.
Convido todos, especialmente profissionais de saúde, a lerem o documento da Organização Mundial da Saúde "Strategies to end seclusion and restraint. WHO QualityRights Specialized training". A contenção mecânica dos idosos é um ato de tortura que não deveria ser permitido ou incentivado nem tem qualquer justificação. Querer alimentar um corpo frágil à força amarrando os braços de uma mente demente traduz ausência de empatia e compaixão, valores primordiais no ato de cuidar. Passa por algo tão simples como colocarmos a questão a nós mesmos "E se fosse eu?" Reconhecer que há um problema muito grave e ser conivente, nada fazer para o corrigir e, ainda, justificá-lo, é algo que está profundamente errado. Devo ainda alertar que não pode ser aceitável justificar más práticas com os argumentos de que "Fizemos o melhor que sabíamos com aquilo que temos". Se há um reconhecimento de práticas erradas, conhecimento insuficiente e/ou meios inadequados, procuremos corrigir as falhas existentes através da consciencialização e formação das pessoas e revisão e atualização constante dos protocolos instaurados, pois a adequação de meios e capacitação das infraestruturas virão por consequência.
Anabela .
Completamente de acordo as contencoes retira a dignidade do idoso existem outras formas Os lares so deviam estar abertos com o número de funcionarios de acordo com o numeo de utentes
Antonio .
Juntos conseguiremos
Lina .
Recorri à urgência de Gaia com o meu marido que tem 59 anos e foi diagnosticado com Alzheimer desde 2018. Como a doença já se encontra avançada a solução que, não os médicos mas os funcionários foi exatamente amarra-lo com as mãos atrás das costas e depois de o sedarem alguém disse vamos prende-lo à cama e um funcionário disse em tom de gozo “não pá esse deu muito trabalho, vamos deixar assim” e eu a ouvir tudo. Que depois disto a médica veio falar comigo para eu vir para casa descansar. Na manhã seguinte regressei ao hospital para saber notícias e o meu marido já estava amarado pés, braços e corpo à cama. Sinto que sacrifiquei o meu marido para nada porque um doente com um diagnóstico deste é só mais um número. Nem o neurologista fez nada mandou para casa. Conclusão era só mudar a medicação para poder ficar mais estável, mas para isso tive que ir ao privado. Desculpe o meu desabafo. Assino esta petição e todas que venham.
Vitória .
É uma barbaridade os idosos no fim de vida e ainda por cima amarrados. O estado tem obrigação de comprar camas com protecção contra quedas.
Antonio .
Totalmente de acordo.
Luis S.
Obrigado pela sua iniciativa.
Paula V.
Sou contra amarrar idosos quer em hospitais públicos ou privados ou em lares
Maria G.
Assisti no lar onde esteve internada a minha sogra, ao visitá-la num Domingo fiquei aterrorizada quando a vi com os pulsos presos à cama. Imediatamente tirei o que estava a prendê-la e insurgi-me sobre a situação e responderam-me que ela tirava o tubo do oxigénio que estava a receber, que enquanto eu lá estivesse na visita podia estar assim. Foi horrível ver, mas não podia tê-la comigo porque o meu marido estava também muito doente e não conseguia tratar dos dois ao mesmo tempo, isto passou-se em Maio de 2017 mês em que faleceu no dia 24 e o meu marido faleceu no hospital 1 mês e 3 dias depois em 27 de Junho, após estar internado 7 dias. Se aconteceu o mesmo com o meu marido no hospital não sei, porque nas horas das visitas não estava preso à maca no corredor onde esteve esses 7 dias. Tanto uma situação como a outra são muito tristes, a minha sogra presa à cama e o meu marido 7 dias num corredor de hospital.
Carla M.
Viva esta situação muitas vezes, e pedi sempre para não o fazerem. Na CUF cheguei lá uma vez e tinham colocado o meu pai nu de cabeça mais baixa que o corpo para não chatear, fiz queixa interna nada , no Montepio amarraram o meu pai pq se levantava de noite, não dormi às 7 h estava lá para o ir buscar. Sofri muito pq eles trabalharam muito para serem tratados como animais. Obrigada enfermeira é uma grande mulher seja muito feliz??
Jaime D.
É um total desrespeito pelos Idosos e em geral pelo ser Humano, acho repugnante.
Ana .
É deplorável que após uma vida inteira de trabalho e muitas vezes de sofrimento, o ser humano acabe amarrado só por falta de gente que prefere viver de subsídios em vez de trabalhar. É triste que os nossos governantes continuem a permitir que isto aconteça.
Ofelia L.
É desumano amarrar os idosos às camas. A minha mãe esteve hospitalizada e foi amarrada á cama, tinha os punhos todos negros ematomas
Miquelina g.
Humanidade é necessaria em todas as etapas da vida! Um dia calhara a tofos... a velhice!!! Respeito,dignidade, humanidade!!!
José .
Não!!!!
Maria .
Infelizmente a minha mãe é vítima
anterior
1
2
3
4
5
...
36
seguinte
Assinaram a petição
12 900
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas