Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição para a Autonomia da Psicoterapia como Profissão, para Presidente da Assembleia da República Portuguesa

NomeComentário
Ilda .Pela autonomia da Psicoterapia como profissão, desde que devidamente formados, por sociedades edoneas
Sandra .Diferença entre psicoterapeuta e psicólogo, está na licenciatura de base. O Psicoterapeuta pode ter uma licenciatura nas áreas das ciências sociais e humanas. O psicólogo tem licenciatura em psicologia e pode não ser psicoterapeuta. O Serviço Social foi das profissões que maiores contributos deu à psicoterapia ao longo dis seus 107 anos de existência.
Braulio V.Tive oportunidade de interagir com dois tipos de terapia a tradicional e a transpessoal. Sem duvida a transpessoal ajudou imenso pela ligação criada, o entendimento e as respostas as questões raizes dos problemas. Algo que a terapia mais tradicional tem dificuldade em atingir.
Carla .Parabéns pela iniciativa!
Samuel .Muita força! ??
Nadia Y.A psicoterapia alicerçada em formações base distintas enriquece-se pela pluralidade de visões, importante para a compreensão do ser humano na sua totalidade.
João R.Como Hipnoterapeuta há 2 anos, sempre tive sucesso e eficácia com os meus protocolos interventivos na área. E ainda assim, recebemos ameaças de profissionais de saúde por não termos licenciatura adequada. Se é assim, então porquê é que existem formações psicoterapêuticas que exigem apenas o 12º ano para respetiva entrada? É porque têm uma formação adequada à intervenção da saúde mental e emocional! Assino com orgulho.
António A.É justo e apoio a luta. Que o reconhecimento seja rápido...
Graça .Mais que nunca, faz falta.
Diva C.Acho importantíssimo a constituição da psicoterapia como uma profissão autónoma.
Paulo A.Ao longo de vários anos (de 1996 a 2001 e de 2009 a 2014) testemunhei a eficiência e o carácter humano de algumas Psicoterapias, sobretudo na vertente somatoemocional, em que o corpo, guardião de memórias de dor, é convocado para o resgate de "programações" ancestrais que, com o fim último de nos proteger de "novos sofrimentos antigos", nos enclausuram em estruturas de caráter e comportamentos sabotadores. Devo a minha redenção como ser adulto, responsável, lúcido, equilibrado, fisicamente íntegro, às intervenções sábias de dois psicoterapeutas, que sabem a gratidão que nutro por eles. Posso, aqui, garantir que não há outras ferramentas, oriundas das tradicionais correntes académicas, que consigam produzir a reparação psicoemocional (que tem de incluir o corpo, elemento imprescindível) que as psicoterapias induzem em quem as busque.
Catarina S.A Psicoterapia consegue abranger um conjunto de práticas extenso, que considera o indivíduo como um todo nas suas vertentes cognitiva e corporal, individual e social, etc. tendo até uma visão mais ampliada do ser do que as áreas de actuação que a precedem actualmente. A formação é complexa e bastante completa e existem actualmente excelentes profissionais no âmbito da formação e é efectivamente uma jornada exigente e de descoberta pessoal do próprio futuro psicoterapeuta, que poderá encontrar caminhos alternativos de levar este cuidado ao outro, assim ele possa exercer de forma autónoma a sua profissão.
Diana D.Não sou cidadão Português mas sou Psicologa e Psicoterapeuta' viver em Portugal
Sónia .Totalmente a favor!
Vítor .É URGENTE! A Psicoterapia é uma terapia muito eficaz em problemas do foro psiquiátrico.
Maria M.Boa
Maria S.Completamente de acordo!
Inês .A evoluir
Maria .Acho justo o que se pretende
José s.Acho justo é estou de acordo com o pleiteado na petiçao

Assinaram a petição
5 437 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição