Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: PELA RETIRADA DAS ESCULTURAS COLOCADAS NA PRAÇA DO MUNICÍPIO E NO PASSEIO CARLOS DO CARMO E PELA CONSTITUIÇÃO DE UM REGULAMENTO DE OBRAS DE ARTE NO ESPAÇO PÚBLICO , para Exma. Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

NomeComentário
Dália A.São uma ofensa aos cidadãos.
Vitor P.já há mamarachos bastantes, não precisamos de novos/velhos.
Filipe S.mau gosto
Maria Q.Deve haver regulamentação com critérios explícitos para a introdução de todo e qualquer tipo de artefacto no espaço público...
Mário B.Não queremos paroladas em Lisboa!
David S.Produção irrelevante que apenas contribui para a poluição visual da cidade.
Fernando M.Como médico sinto-me ofendido pela baixíssima qualidade da obra.
Paulo S.Completamente a favor de uma legislação.
Carlos N.As estátuas de Belém são uma afronta! Primeiro porque são uma homenagem aos médicos em tempo de pandemia, quando deveria ser uma homenagem a todos os profissionais de saúde, nomeadamente aos enfermeiros que são a classe profissional que mais deu de si e que mais se expôs pois são estes profissionais que tratam os doentes! Para além disso, as pessoas querem esquecer os tempos do covid, e não lembrá-lo! Por outro lado, as estátuas são enormes e com essas máscaras na boca, o que não faz sentido algum! Querem as pessoas de boca tapada, bem sei que não, mas as estátuas são sinónimo disso! Fartos de máscaras andamos nós todos e todo o mundo!!!
José L.A cada Presidente de Câmara, o seu legado de arrogância: uma tradição instituída e consolidada. Tem sido esta a história da arte pública. Em vez da criação de uma comissão de avaliação de nova arte para o espaço público, parece-me mais sensato criar uma comissão de avaliação de retirada da porcaria já existente no espaço público. Retirar estas três esculturas pode ser um bom começo e há trabalho para muitos anos.
Marny G.Colocar esculturas de forma deliberada nos locais publicos acaba por poluir visualmente os espaços. Não necessariamente agrega valor historico ou artistico ao local.
Nuno P.Globalistas ??
Jorge F.Retirada o mais rápido possível
Francisco M.Que simplesmente se retirem estes grotescos elementos decorativos.
Daniel Á.É inadmissível permitirmos que se ofenda a paisagem pública com estátuas que levam as pessoas a ter sentimentos de ansiedade!!!
Cristina H.Concordo totalmente.
VASCO B.Estes mamarrachos insultam todo o passado escultórico ulissiponense,incluindo o mais recuado conhecido. Ninguém poderá atrever-se a dizer destas "peças esculturais" o mesmo que se diz das esculturas ancestrais romanas com 2 mil anos: “A volumetria, o contraste de volumes e consequentes efeitos de claro/escuro evidenciam uma qualidade superior da oficina escultórica que produziu esta peça” (A propósito duma estátua de Sileno, a única restante das muitas estátuas ornamentais do proscénio do Teatro Romano de Lisboa, encontrada entre as ruínas do teatro, postas a descoberto pelo terramoto de 1755). Há que contrariar este novo tipo de poluição visual com que o passante lisboeta é agredido. Há que regular o que pode ser colocado em espaço público sob o titulo de "Obra de Arte". Há que parar a actual vaga do mamarrachismo institucionalizado.
Isabel C.Respeito pelos cidadãos e o espaço público requer qualidade estética. Não é manifestamente esse o caso, em ambas as situações
Carlos P.Ofensa à dignidade humana . Despesismo danoso e inútil.
Salvador P.100% de acordo com esta petição contra a forma como o espaço publico é ocupado por arte medíocre e sem qualquer interesse/qualidade artística. A recente escultura no Passeio Carlos do Carmo junto ao Tejo e da ponte 25 de Abril é um atentado com que infelizmente todos os dias sou confrontado. A da praça do Município não conheço mas pelo que vejo na imagem é mais uma aberração. Parem com isto quanto antes.

Assinaram a petição
577 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição