Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: OFICIAL: FENPROF | DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA, para EDUCAÇÃO

NomeComentário
Felicidade F.Por uma escola pública de qualidade
Pedro F.Defendo sobretudo que o (meu) Estado lute pela igualdade de oportunidades, independentemente da condição financeira, género, raça ou religiosa de cada um. E, no meu entender, o Estado só consegue isso promovendo uma educação igual para todos, com todos os seus defeitos e virtudes que a nossa sociedade tem (que é coisa que o ensino privado pouco faz, e isso está comprovado nos números), sempre com o objetivo de minorar os defeitos com a finalidade de uma sociedade cada vez melhor e mais igual, sobretudo financeiramente. Para isso precisa de investir, sobretudo financeiramente, mas não só, numa escola e educação pública e igual para todos. A partir daí, está feita a função do Estado e passa a contar o mérito de cada um. Para mim esta é uma das bases fundamentais para uma sociedade melhor e, sobretudo mais justa.
Olga O.com qualidade investindo na escola pública e só em caso onde esta não consiga chegar então sim os contratos de associação.
Regina S.Escolas privadas, são uma oferta alternativa ao ensino público, para quem o pode pagar sem viver "acima das suas disponibilidades"
Maria S.É um direito a levantar bem alto: o estado é responsável pela escola pública, quanto à privada têm de a fiscalizar e não de sustentar! .
Maria F.A escola pública deve ser para todos, a escola privada é opção de quem a possa custear e não esperar que o estado ou seja todos nós paguem o ensino de privilégio de alguns.
Joaquim B.Depois de ter trabalhado meia dúzia de anos no ensino privado e mais de três década na escola pública, tenho razões, justas por certo, para assinar esta petição. Ainda estamos a tempo de corrigir os desvios liberais dos negociantes da Educação, sem prejudicar as instituições privadas necessárias ao processo educativo democrático. Que a Fenprof, a que desde 1974, estive ligado, não descure, entretanto, os colegas professores do particular, nos direitos de trabalho.
Maria B.Os meus filhos estudaram e formaram-se na escola pública e hoje são profissionais de excelencia.
António S.Quem quiser os seus meninos num colégio, porque acha chique, que pague do seu bolso e não à custa do erário público. As escolas privadas são empresas que visam o lucro e, como tal, não convém espantar a caça, ou seja: chumbar muito os seus alunos para assim dar a ideia de que são de melhor qualidade e "arrebanharem" assim mais clientela.
Felisbela P.A educação é um direito universal e gratuito, tal como é definido na nossa constituição. Porém, as famílias tem o direito de escolher a escola dos seus filhos mas não tem o direito de tirar a uns para dar a outros. Os nossos impostos não têm de ser para subsidiar escolas privadas que só contemplam uma élite económica e cultural.
Gracinda G.Eu defendo a escola publica porque quem opta pelo ensino privado sao os ricos e nao os que com grande sacrificio têm os seus filhos a estudar, talvez nao para serem Doutores mas para se tornarem cidadaos bem formados. Por mais educaçao que se dê em casa a escola tem um papel demasiado importante para nao se querer que ela seja a melhor.
Catarina S.Por uma Escola para Todos
Maria T.A escola pública tem que ser defendida.
Américo P.O ataque a esta instituição, é um ataque à própria democracia e liberdade conquistada em Abril de 1974,ou será que alguns querem que se volte ao negro propósito de se colocar as comadas pobres, no gueto do analfabetismo para melhor os explorarem e empobrecer. Quem isto defende? Tenham vergonha!
Vítor R.Já pago as"liberdades" p meia dúzia de nababos viverem à grande...
João L.Ser livre é ter os mesmos direitos que todos têm e as escolas privadas fabricam desigualdades e pretndem dividir-nos por elites que tiveram a sorte do seu lado, ou dinheiro. Isso é imoral e excluidor da maioria dos pobres e remediados. Não é domocracia nem forma de dar escolha em igualdade.
teofilo f.Só a Escola Publica garante igualdade de opoprtunidades
Paulo C.E colocando no quadro docentes, como eu, que lecciono desde 1995, e ainda sou contratado!!
José G.Já trabalhei num colégio com contrato de associação e posso dizer que o diretor roubava tanto os professores como o estado. Para terem uma noção é dono de metade das terras e imóveis da região. Sei pelos meus colegas que havia muitos outros colégios na mesma situação a desviar fundos e a abusarem da precariedade dos professores. Por isso acabem com a "mama" já.
ANTÓNIO S.Numa Democracia, deve haver lugar para os que querem ensino privado, e nele colocarem os seus filhos. Mas... PAGUEM! Não deve haver lugar a fazerem ensino particular e ser o público a pagar...! Querem dinheiros públicos para se financiarem. E será que também querem depois dividir os lucros? E que dizer do papel da Igreja nisto tudo? Ela será mesmo de Cristo, como dizem?

Assinaram a petição
2 487 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição