Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Processo movido à Professora Doutora Maria da Conceição Pedroso de Lima, para Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra/Exmo. Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

NomeComentário
Carlos F.Conheço a Doutora Concição Pedroso de Lima dasde o início da sua carreira. Porque de questão deontológica se trata, é meu dever vir dar testemunho do elevado padrão ético da sua conduta ao longo de décadas de serviço ao Ensino e à Ciência. Os altos responsáveis pela Universidade e pela Faculdade saberão interpretar o caso na continuidade e exemplo das nossas melhores tradições de retidão, sabedoria e justiça.
Luís L.A lei tem de ser aplicada com bom senso, ser aplicada de forma proporcionada e positiva premiando o mérito e deve respeitar valores éticos e morais. Confirmo esta prática nas escolas de topo a nível mundial. Eu próprio lecionei aulas práticas (tutoriais) e laboratoriais no Imperial College da Universidade de Londres em 1984 como aluno de doutoramento, e muitos outros bolseiros de doutoramento o faziam.
Maria M.Não me surpreende que sejam feitas denúncias deste tipo, o que me surpreende é que dada a trajectória profissional e a reputação da Professora Pedroso de Lima, se tenha dado seguimento a este processo.
Maria C.Tendo sido recebida cordialmente pela Profª MCPL na minha chegada ao CNC em 2009, e tendo tido -várias vezes- oportunidade de discutir algumas questões científicas com ela e com membros da sua equipa, considero-a uma colega de elevadíssimo valor. Lamento que na Universidade se continue a primar por uma docência estática, condenando, como neste caso, a interacção profícua entre estudantes e quem tem larga experiência de bancada. Só uma Universidade que integra de forma dinâmica a experiência dos seus investigadores com a docência e formação dos alunos poderá estar a preparar o seu futuro de excelência A Profª MCPL tem sido um pilar na criação desta excelência, pois ao longo dos anos sempre permitiu aos seus doutorandos e pós-doutorandos o estreito contacto com os alunos nas cadeiras de que foi regente, abrindo assim a possibilidade destes vingarem na sua vida profissional em termos docentes. Deveremos valorizá-la e não condená-la por aspectos meramente burocráticos. A Academia faz-se de ideias, não de papeis, impressos e formulários. M M Souto-Carneiro
Maria J.Defendendo a oralidade no ministério do Saber que se partilha, George Steiner escreve: “a escrita prende, imobiliza o discurso. Torna estático o livre jogo do pensamento. Estabelece uma autoridade normativa, mas que não é natural.” O que diria o eminente ensaísta, filósofo e pedagogo de uma Universidade que deixa que os seus mais estimados professores sejam julgados pelo incumprimento de formalidades (autoridade normativa não natural à vocação de um Mestre) e não coloca no outro prato da balança o que transmitiram por palavras e actos, a escola que criaram, os saberes que partilharam e o entusiasmo que despertaram nos seus discípulos?! Porque a Professora Doutora Conceição Pedroso de Lima sempre pautou a sua vida académica pelo que há de mais nobre na actividade de um docente, incutir nos seus discípulos o amor pelo Saber e a vontade de aprender, junto a minha voz a outras que subscreveram esta Petição: que o processo seja arquivado e se preste uma homenagem a esta distinta Professora.
João L.Apesar dos apelidos serem iguais não temos qualquer parentesco. Conheço a Prof. Conceição pelo trabalho de excelência que tem desenvolvido com o grupo que lidera. Não exagero se disser que é um dos grupos de topo na área a nível europeu. Perseguir uma cientista desta craveira pelas razões expostas demonstra uma estupidez de escala cósmica!
Andre M.Se há professores que merecem o devido reconhecimento, o nome da Professora Doutora Maria da Conceição Pedroso de Lima devera estar no topo.
Teresa G.Desde o inicio da minha carreira académica e científica que tenho a melhor das impressões da Professora Conceição Pedroso Lima como Cientista e Professora. Ultimamente, por causa do seu papel no Mestrado em Bioquímica da FCTUC, posso testemunhar o profissionalismo e competência da Professora Paula Veríssimo. Congratulo o Colega João Ramalho Santos pela iniciativa.
Domingos V.Dou o meu inteiro apoio a esta petição, uma vez que estou de acordo com o espirito que a move, para além do conhecimento pessoal que tenho das pessoas afetadas pela ação movida, que me parecem estar acima deste tipo de processos pedagógico-burocráticos. Dou o meu inteiro acordo ao envolvimento de investigadores doutorados no ensino; o contrario seria darmos tiros nos pés do nosso corpo docente e investigador e privar os mais jovens investigadores de um elemento formativo e de aprendizagem por excelência, que é o facto de ter de preparar e dar aulas. Como professor da FCTUC conheço bem o espartilho que é o Nónio e embora preze a disciplina e o controle das nossas atividades, devo manifestar que uma ferramenta que nos deveria ajudar e facilitar as tarefas, torna-se por vezes num pesadelo, pela sua rigidez e dificuldade para corrigir erros passados. Embora desconheça os pormenores do processo, os elementos de que disponho levam-me a afirmar que o eventual prejuízo formal que possa ter havido, por alguma omissão dos docentes, não deverá ter sido, no caso presente, de molde a redundar em prejuízo efetivo para os estudantes. Por este motivo proponho que se aproveite o presente caso pa
Carlos G.Fico feliz por ver o grande apoio à minha colega e amiga de há tantos anos por parte de outros professores, antigos alunos, actuais alunos, amigos, etc. na sua defesa contra um processo tão injusto e desconhecedor do que é uma verdadeira Universidade. Lutemos por uma Universidade digna desse nome!
António C.A forma como a questão está a ser tratada, tendo em conta o contexto, infelizmente parece um ataque pessoal.E o colega que fez a queixa, num atitude de menino zangado por quaquer razão não assumida, bem se deve orgulhar do seu ato miserável.Estará a contar com uma medalha de "bom comportamento" ? Ou com uma promoçãozinha mais facilitada ?
Roberto N.Concordo plenamente com os termos da petição.
Winchil V.Já se esqueceram que uma das funções de um professor catedrático é, entre outras, definir quem vai leccionar o que na área disciplinar de que ocupa a cátedra? Ou será que a cátedra já deixou de ter este significado e foi reduzido, como demais coisas na nossa vida hoje, a uma mera medida de quantitaivo bancário? Se a minha colega Profª Maria da Conceição Pedroso de Lima delegou a leccionação de aulas num investigador doutorado do seu grupo, estou convencido que o fez sabendo que dai não resultava nada que puzesse em questão nem a qualidade do leccionamento nem o conteudo da disciplina. Julgo que estava plenamente no seu direito a fazé-lo. Acho este processo ridículo e não vejo que traga algo bom para a Universidade de Coimbra. Conheço a Profª Maria da Conceição Pedroso de Lima há pelo menos 30 anos, fui arguente das suas provas de agregação, e afirmo que é difícil encontrar uma pessoa com maior sensibilidade humana, integridade proffisional, e conhecimento científico da sua área.
maria l.É com profunda consternação,surpresa e desgosto que vejo a minha Faculdade,onde a qualidade da formação dos seus alunos era uma preocupação ,tomar uma iniciativa destas contra uma brilhante docente sua que escolheu ministrar aos seus alunos a melhor formação que podia em detrimento do estrito e rigoroso cumprimento de regras e regulamentos que tomados à letra tal não permitiriam.Contactei de perto com a Prof. Conceição P. Lima durante os meus longos anos de actividade na FCTUC e em diversos contextos.A sua preocupação pela qualidade e exigência era a mesma que impunha a si própria e que justamente lhe grangeou a excelente imagem de que goza a nivel internacional. Só posso esperar,que este inacreditável processo seja arquivado.
FERNANDO C.Estou sempre solidário com um professor que faz muito mais do que lhe é exigido por lei, e que ainda por cima é objecto de processo disciplinar. Eu sei o que isso é. também tive um e doloroso!
João P.Professora que para mim é um exemplo da FCTUC. Sempre munida de empenho, dedicação e um esforço tremendo nas suas aulas a leccionar os programas. Infelizmente não foram contabilizadas as aulas que a Professora já deu, tanto para alunos que precisavam de mais aulas para perceber melhor a matéria como para esclarecimentos de dúvidas. Teria muito a perder a UC com a perda de uma das melhores docentes.
António A.Desconheço quem iniciou este processo, mas, conhecendo a Profª Conceição Pedroso Lima, acho-o, lamentável. Como bolseiro, quando realizei o meu doutoramento, lecionei inúmeras aulas, gratuitamente, e fiquei sempre grato a quem me deu essa oportunidade.
Rodrigo M.Indignado contra uma escola que não tem condições para e castra os seus melhores
Duarte P.A imagem de modernidade construída pela UC nos últimos anos cairá por terra se o processo em causa não for arquivado, e, acto contínuo, não for a Prof. Conceição Pedroso Lima louvada pelo trabalho ímpar desenvolvido ao longo dos anos em prol da sua Universidade, dos seus alunos e da comunidade científica portuguesa.
Joaquim C.Apoio a Professora Conceição Pedroso de Lima, pelo seu excelente percurso académico, pela criação de uma Escola Científica excelente a nível nacional e reconhecida a nível internacional!

Assinaram a petição
537 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição