Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Carta aberta por um investimento urgente em Ciência em Portugal, para Exmo. Sr. Presidente da República Portuguesa; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República; Exmo. Sr. Primeiro-Ministro; Exmo. Sr. Ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior

NomeComentário
Maria M.Sou médica e vejo diariamente a necessidade de investimento maior na ciência. Precisamos de mais armas para vencer cada vez mais doenças
Lara B.PhD student, CIBIO-InBIO/Universidade do Porto
Paulo M.Se me for permitido dizer, apoio na generalidade apesar de em alguns aspectos entender que poderia ser melhor e mais robusto (o texto). Eg os 15% no ponto 2 é algo enfraquecedor. Seria preferível ou justificar de forma explicia/objectiva esse valor ou propor que um "threshold" adequado se deveria definir depois. Mas é apenas a minha (construtiva, sem crítica, positiva) opinião.
Carolina F.Conclui recentemente o doutoramento no estrangeiro numa instituição de renome, quero muito voltar para Portugal e contibuir com o meu conhecimento científico mas infelizmente não consigo. Não consigo regressar porque não há financiamento disponível suficiente. Concorri ao concurso CEEC, mas com uma aprovação tão baixa não consegui asegurar uma posição como investigadora em Portugal. Infelizmente tenho de ir procurar outras opções. Esta situação tem de mudar. Portugal tem de investir mais na ciência.
Francisco B.MARE Lisboa
Ana M.Uma post doc dos 92% que não conseguiu contrato CEEC
Luís C.Estou atualmente no desemprego apesar de ser um mestre em Bioengenharia.
Eduardo S.Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (MARE)
João B.Esta petição deveria ser também enviada a todos o partidos políticos com assento na Assembleia da República.
Luis S.Apoio a causa de investimento em Ciência.
Mário S.Assino a petição, embora sem qualquer expectativa positiva.
Francisca M.Concorri ao CEEC e aos projectos de investigação, e vi ambas as minhas candidaturas serem recusadas apesar das boas avaliações e críticas ao meu trabalho e CV. A constante falta de investimento e incentivo deixam-me entre a espada e a parede e contribuíram para que tomasse a decisão de abandonar a ciência. Neste momento, estou a construir uma base sólida para mudar de rumo profissional e deixar de fazer aquilo que mais gosto e para o qual dediquei 20 anos da minha vida académica e profissional, incluindo um período emigrada e longe da minha família. Fi-lo por amor à camisola, camisola essa que foi deitada ao chão.
Carla V.Universidade Algarve
Fernando F.Considero muito importante haver uma regularidade e previsibilidade no financiamento de projectos de investigação. Quando vão abrir as candidaturas em 2021 e nos anos seguintes? Qual o montante alocado ou qual a taxa de sucesso que devemos esperar?
Antonio T.Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Universidade Lusófona
Horácio L.É preciso investir, em quem investe em nós.
Isabel F.Sou do ramo artístico e não tenho apoio nenhum do Estado
Nuno S.Investigador Auxiliar (i3S, Universidade do Porto)
Inês C.Estudante de Medicina
Joana C.Sou aluna de mestrado e pretendo trabalhar em ciência

Assinaram a petição
8 524 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição