Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela desvinculação de Portugal do 'Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990' (AO90), para Assembleia da República

NomeComentário
vitor s.nunca devia ter existido
João E.Apoio total pelo Desacordo Ortográfico
Victor C.Sinto a obrigação e o dever de defender Lingua de Camões...
Antonio A.É lamentável queo Governo Português persista na aplicação do Acordo, quando o Brasil, Angola e Moçambique se estão nas tintas para a sua aplicação e quando recentamente a Presidente do Brasil adiantou que deixam de vir para Portugal os estudantes Brasileiros para passarem a tirar os seus cursos noutros países nomeadamente os EUA, a França a Inglaterra etc. Por outro lado na RTP continuam todas as manhas a matriquilhar as pessoas como se deve escrever de acordo com o novo acordo. Devia ser proibido porque o acordo não está em vigor e não vai estar.
Mário A.Esqueçam lá os amigos (editores livreiros, sobretudo os do "livro escolar...) e mandem o des'acordo às urtigas!
Fernando F.Concordo com a petição sobre o tema apresentado.
Fernando F.A nossa Pátria é a Lingua Portuguesa,não a destruam.
Emanuela F.O novo acordo ortográfico foi um erro estratégico que conduziu em erro toda uma geração de crianças
Anabela M.O acordo ortográfico só faria sentido se assinado e assumido por todos os países de língua oficial portuguesa.
Eduardo A.Acordo com o qual todos discordam. Mais um dos muitos estudos que custaram montantes significativos do orçamento de Estado para nada...minto, para distribuir dinheiro pelos amigos!
Rui S.Trata-se de um mau acordo ortográfico
Miguel C.A dicotomia "redação" (A aberto) "relação" (A fechado), mudando o paradigma da correspondência fonética do PT europeu, arruína a aprendizagem da língua, nomeadamente por estrangeiros, que poderão optar pelo PT brasileiro (de fonética reduzida), relegando a nossa versão para o esquecimento.
Tiago S.Como raio distingo com o AO um espetador (refiro-me a espectador) de um espetador (espetador de carne). Muitas palavras além de homógrafas tornam-se homófonas tirando, em certos casos o sentido das frases.
Maria F.Concordo absolutamente com a petição: o AO é uma vergonha para Portugal e para os Portugueses. Vamos ver se esta é atendida...
Pedro L.O "Acordo Ortográfico" é mais um embuste típico da classe de analfabetos que nos governa, a soldo dos interesses mesquinhos das editoras, e a fazerem fretes à colonização cultural do outro lado do Atlântico, que assim se promovem de colonizados a colonizadores da "Nação valente e imortal", para de seguida ocuparem a nossa esfera de influência (ou o que resta dela...) nos PALOP, concluindo assim uma velha ambição que já vem dos tempos da separação em 1822, e que o sábio Senhor D. João VI soube prevenir. " Quem do oportuno tempo se aproveita”;“Fraqueza é dar ajuda ao mais potente”; "Um fraco rei faz fraca a forte gente", etc., etc.
João a.Eu nunca pratiquei o acordo, nem praticarei.
maria c.acho este acordo uma aberração
Leonel B.este acordo é no minimo desrespeitador da lingua que os portugueses sempre aprenderam e põe dúvidas sobre a forma escrita desta.
Mário C.Esta hitória já começa a produzir vómitos! Acabem de vez com esta palhaçada do que chamam Acordo Ortográfico que é um verdadeiro Aborto e parido por Abortos!
Jorage C.Uma das minhas actividades diárias é a escrita. Escrevo sempre de acordo com a antiga ortografia. Não vejo em nada qualquer utilidade do novo acordo ortográfico.

Assinaram a petição
25 798 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição