Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Reforma aos 60 anos e 36 anos de serviço para professores, para Assembleia da república

NomeComentário
Felisbela P.Que educação queremos? Que profissionais? São questões indissociáveis das mais variadas discussões políticas, económicas e sociais que gerem o nosso País. Refletir sobre o envelhecimento dos profissionais da educação, é preciso e aconselhável. Classe profissional de desgaste? só quem nunca ensinou não o reconhece.
Amilcar m.É de toda a justiça
Lídia P.Concordo em absoluto, mas também acho urgente o descongelamento das carreiras. Não é justo estarmos há tantos anos (quase uma década) sem progressões.
José A..
João R.Só quem tem 60 anos ou mais é que sabe o que é aturar a garotagem dos dias de hoje.
João F.Mais que justa!
Rogério S.Concordo EM ABSOLUTO com a razão que leva à peticao.
Maria G.Caros Amigos, Acabei de ler e assinar a petição: «Reforma aos 60 anos e 36 anos de serviço para professores» no endereço http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT84191 Pessoalmente concordo com esta petição. É absolutamente justa e pertinente.
Maria L.Concordo totalmente com a petiçao, em defesa da escola de qualidade e em defesa dos direitos de uma classe de desgaste e de fundamental importância.
MARIA C.É imperioso!
Luciano V.Uma justa retribuição para os docentes e uma necessidade do sistema educativo
Maria F.Que descansem os já cansados; que se dê postos de trabalho aos nossos jovens.
Rui M.A profissão docente é desgastante e impõe tarefas que vão reduzindo precocemente aos seus representantes capacidade de ser e de estar em pleno. Não apenas tarefas burocráticas, não apenas incorporação cognitiva de complemento, não apenas gestão difícil de comportamentos de discentes, não apenas mudanças permanentes de políticas, não apenas a referência maior, quais saltimbancos, da mobilidade sazonal e ainda maior da corrosiva mobilidade pendular, que destrói carteiras e saúde, não apenas vigilância desadequada de gente que “opina” sem propriedade sobre trabalho alheio. Não apenas… Não apenas profissão mal paga, desprestigiada, desaproveitada, … Cada docente tem o seu calvário, mais ou menos sentido, que decorre desde o tempo em que, terminada a formação, percebe ser grande o fosso entre o que idealizou e o que não pode praticar. Muitos docentes apenas desejariam ensinar, mesmo com canseiras imensas, os seus alunos. Trabalham uma vida, em condições muitíssimo adversas, com grande desgaste, e devem por isso poder ter uma condição de reforma, no tempo, consentânea. Não há nesta petição qualquer discriminação positiva. Há apenas justiça.
Luís P.É bom que se pense, antes de emitir opiniões não fundamentadas em relação a determinados sectores da sociedade e respectivas funções, se as mesmas são ou não benéficas para esta. Professores desgastados correm o sério risco de não produzir um trabalho condizente com as exigências da sua função, então eu assinei.
Anabela F.concordo plenamente
Angelina P.Concordo
Anabela R.Bom para todos os envolvidos no processo de ensino,docentes e discentes
Paulo A.A partir dos 60 anos o pessoal dá mais "prejuízo" ao corpo, ao espirito e à mente, bem como a todos os outros que dependem dum bom ambiente educativo para serem os futuros cidadãos deste pa´s
Maria C.A nossa classe está esgotada e a renovação é necessária.
Fernando G.É querer atirar para o desespero quem deu tanto à escola e vê atitudes que já não consegue acompanhar em alunos marcados pela irreverência.

Assinaram a petição
19 945 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição