Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Tolerância para a não utilização do Acordo Ortográfico de 1990 nos Exames Nacionais
, para Ao Governo, ao Sr. Primeiro-Ministro, ao Sr. Ministro da Educação, ao Ministério da Educação, ao Instituto de Avaliação Educativa, à Assembleia da República
Nome
Comentário
JOSÉ I.
Perante a confusão para alunos, professores e população em geral, é muito oportuna a petição. Obrigado
Susana M.
Contra o acordo ortográfico e contra a penalização da utilização do Português correcto nos exames nacionais.
Armanda R.
A língua materna faz parte da nossa identidade. Eu, pessoalmente, não admito que mudem a minha identidade sem o meu aval. Uma língua é também uma coisa viva: não se altera por decreto. E a subserviência a meros interesses financeiros e económicos só nos envergonha. A gentinha que se achou no direito de atrapalhar a natural evolução da vida que se manifesta através das palavras, de certeza, tem problemas de egomania e é para mim como um aprendiz de delinquente que dá tiros no melhor amigo. Mas leva o dinheiro consigo.
Catarina O.
Eu não aplico o novo Acordo Ortográfico e acho que para os exames nacionais, deverá ser optativo para o estudantes o aplicarem ou não.
Maria M.
Acordo vergonhoso.
Fátima M.
Completamente contra o novo AO!
antonio f.
Concordo plenamente. O português nunca deverá ceder aos 'estrangeirismos'.....
tiago t.
uma questão de justiça
Carlos N.
Para quando acabar com a aberração deste novo "acordo" e voltar ao bom português?
Nuno G.
Devia era revogar-se esse desacordo ortográfico!
Maria M.
Preservemos a nossa língua,somos portugueses! no intercâmbio saudável com as diferentes línguas, precisamos conservar a nossa identidade. Um povo sem identidade, não tem futuro.
Olímpio M.
Não, ao acordo ortopédico!
Maria P.
Não sendo o Acordo Ortográfico ainda oficial não há fundamento legal para ser obrigatório nos exames.
Ana S.
Sou professora e estou, totalmente, de acordo. Eu continuo a não utilizar, mais, não sei utilizar! Seriam necessárias acções de formação para professores e alunos. Há imensas situações em que eu pronuncio as consoantes, contudo sou obrigada a deixar de as pronunciar. Não posso concordar com este total desrespeito pela fonética da Língua Portuguesa. Nunca um Reino Unido, uma França ou uma Espanha procederiam desta forma. Seria legítimo plebiscitar o AO.
João D.
Não sou saudosista, mas continuarei a escrever conforme o bom português latino escreve e fala, por isso não concordo, uma vez que a comunicação entre povos tem significados e significantes bem diferentes...
cristina p.
Parem de assassinar a nossa língua!
Maria C.
Acho que nao devemos adaptar umalingua-mae a um derivado. Oingles nunca será substituido pela americano e nem o espanhol pelo castellano da America do Sul. Porquê nos devemos adaptar?
Cesarina C.
É uma verdadeira aberração alterarem o nosso português!
José L.
O assim chamado "Acordo Ortográfico", qualificado de "Novo" é, em múltiplos aspectos uma verdadeira aberração e uma persistente teimosia de não aceitação críticas dos mais variantes quadrantes, nomeadamente das provenientes das próprias comunidades cujo modo particular do falar pretende integrar nesta espécie de lei da Língua Portuguesa. Sendo imensamente crítico desta imposição que entendo não defender devidamente a Língua Portuguesa, apoio sem reservas a petição e, por isso, a assino.
Cristina R.
Não queiram que a História os registe como os assassinos da NOSSA Língua! Não no-la roubem!
anterior
1
...
15
16
17
18
19
20
21
...
30
seguinte
Assinaram a petição
4 953
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas