Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: CONTRA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL TUTELADO EM ENFERMAGEM, para Ordem dos Enfermeiros, Ministério da Saúde

Nome Comentário
Filipa C. Todos os anos sai uma nova "fornada" de enfermeiros, recém licenciados e com vontade de trabalhar e ganhar experiencia na profissão que sonharam um dia poder alcançar! Este estágio tutelado apenas está a por em causa aquilo que é ensinado nas escolas e as competências de quem não tem voz, os ESTUDANTES. Deixem os estudantes falar.
Vanessa C. Sou aluna de enfermagem e em 2015 termino o meu curso, se esta situação for aceite vou ser obrigada a estagiar ainda mais um ano sem ser remunerada enquanto já podia estar atrabalhar.
Ana P. É indecente o que querem fazer! uma ordem tem o dever de defender os interesses dos seus profissionais, neste caso, dos enfermeiros. Há imensas questões que não foram devidamente explicadas para andarem com este processo para a frente e, nao minha opiniao nao entendo em quê que este ano tutelado poderá ter benefícios, visto enfermagem ser das áreas com as maiores competências praticas, aprovadas pela ordem dos enfermeiros, ordem essa que quer por em pratica este processo, é uma contradição!
Daniela M. Isto e abusar dos alunos, de qualquer e mais os que estão em privado. Quem lhes diz a eles que temos mais dinheiro para mais um ano. E cada um tem o direito de seguir o seu caminho.
Fatima T. Nao tem qualquer logica que isto va para a frente
Maria N. As escolas formam excelentes profissionais, não há necessidade de serem colocados à prova de mais nada!
António S. Como pai de uma estudante do curso de licenciatura em enfermagem numa instituição particular, não tem qualquer cabimento a posição que a Ordem dos Enfermeiros está a querer tomar. Se o Estado quer tomar destas decisões que opte por implementar estas medidas nos cursos que são financiados pelo Estado e pagos por todos nós.
Teresa S. Como aluna do curso de licenciatura em enfermagem, acho que não faz qualquer sentido a implementação do EPT, bem como do exame de ética e deontologia. Estando numa escola de enfermagem em que apenas não tenho prática clinica no primeiro semestre do curso de licenciatura em enfermagem, questiono-me acerca da necessidade de se implementar esta medida e até que ponto isto serve para ajudar os alunos de enfermagem. Na minha óptica, é a isto que os portugueses chamam de "mão de obra barata", fazendo estagiários exercerem todas as funções que um enfermeiro já formado tem como dever, a baixo custo, o que me parece bastante vantajoso para o Estado, mas nada vantajoso para os alunos. Por outro lado, acho isto um desrespeito para os alunos do curso de licenciatura em enfermagem, que estão a lutar por um sonho (porque para ser enfermeiro é preciso ter vocação e amar-se o próximo) e a dar o melhor de si, e que no final dos 4 anos de licenciatura poderão não ter a possibilidade de exercer a profissão fora de Portugal pois tem de "mostrar o que vale" num exame de ética e deontologia e ficar 12 meses no país devido ao EPT. Se querem prender enfermeiros portugueses em Portugal, dêem-lhes emprego!
Alfredo B. é preciso não desistir de lutar
Carla R. Sem necessidade alguma de este estágio profissional.
MARIA L. ABSORDO
Joana S. Sinto-me triste por fazer parte deste país ao ver a forma como tratam os estudantes. O EPT é apenas uma forma de trabalharmos para o estado em troco de uma dinheiria, onde não somos enfermeiros, apesar de termos completado 4 anos de licenciatura. Eu não me inscrevi num curso com um prazo alargado a 4 anos, recuso-me a fazer o EPT.
André T. Uma vergonha!
catarina c. Uma completa injustiça!!! Pago 5 mil euros por ano para a minha formação. Sao 20 mil euros ao final de 4 anos. Para que nos serve todos os estágios que fazemos? Todos os ensinos práticos a que somos sujeitos , com avaliação rigorosas no caso da minha instituição? Uma vergonha este país. Qualquer dia Trabalhamos de borla!
Ana S. SOU CONTRA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL TUTELADO EM ENFERMAGEM!!
Cátia M. Acho que os anos que temos de formação são suficientes para o exercício da nossa profissão, pois não temos só teoria mas mesmo muita prática ao longo dos 4 anos.
Sara M. É lamentável que a nossa profissão seja tão colocada à prova e não valorizem o nosso empenho como estudantes durante 4 anos.
Maria P. Se é para garantir uma maior segurança na prestação de cuidados, porque não aplicar também aos enfermeiros que se encontram de momento na ativo? São esses que prestam, são esses que de momento estão a garantir essa segurança!
Jorge G. União na enfermagem...já! Deixemos os estatuto de "especialista, mestre ou doutor" de lado e vamos lutar por uma causa comum...em prol da nossa profissão!!! a verdadeira essência, o espírito de enfermagem está a morrer e nós que cuidamos de todos, não cuidamos de nós...
Renato B. Não é justo estar-mos a estudar 4 anos em enfermagem e depois ainda ter que fazer mais um ano titulado, ainda nem se sabe muito bem em que condições!! Seremos remunerados, teremos todos vagas?! O que será de quem não as tiver...

Assinaram a petição
7 436 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição