Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela desvinculação de Portugal do 'Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990' (AO90), para Assembleia da República

NomeComentário
José P.Devia ter havido um cabal esclarecimento da população, o que nunca vi, Um assunto de tal importância na sociedade portuguesa devia ser alvo de um referendo. Nunca fui chamado a votar e a contribuir com a minha opinião. Sinto uma profunda falta de respeito pelos governantes que tomaram esta decisão sem consulta pública.
Maria R.Desvinculação é uma questão de Identidade e Cidadania.
Maria L.Assim como os ingleses, os franceses ou os espanhóis não fazem acordos ortográficos com as suas ex-colónias, nós também não o devíamos fazer. Não creio também que os restantes países de expressão portuguesa se interessem de todo pelas nossas manifestações de insegurança e subserviência cultural.
JOSE S."Contra factos não há argumentos". Contra fatos há tesouras!
Judite R.Este acordo devia envergonhar os que concordaram com ele!!!
Vera S.A desvinculação do acordo ortográfico é urgente. Como recusa crítica de uma bizarra e não participada decisão de adulteração da língua e resistência a uma mudança que não decorre da sua natural evolução, quer pela caótica situação que está a ser construída. Perante a inconsciente persistência no actual acordo, gerador de casos desconformes e idiotas, a desvinculação deve ser uma prioridade e ocorrer antes do início da escolha dos manuais escolares do próximo ano. Recomendo vivamente que se envolvam os pais num movimento de recusa a que os seus filhos sejam ensinados de acordo com regras que empobrecem o conhecimento e uso da língua. Julgo que o possam fazer recorrendo ao direito de cidadania que lhes assiste: a língua é uma base de identidade cultural, uma construção que é pertença de um colectivo social e histórico. O actual acordo desfigura de tal forma a língua portuguesa que pode ser considerado um crime cultural intentado contra uma língua. Nunca entendi a passiva obediência das pessoas a esta ilegítima imposição, pois nunca um povo de mansos afirmou uma nação e a existência histórica de um país.
João B.Não sou contra um acordo ortográfico, sou contra este. Favoreço um acordo que simplifique a língua portuguesa, por entender que a língua é uma aventura em constante expansão, por isso discordo do já provisoriamente acordado porque mais não faz do que empobrecer a língua portuguesa.
José V.«Governo para Hospital do Seixal?»; «Governo pára Hospital do Seixal!»: para (preposição simples) e pára (do verbo parar). Ao retirar o acento em «pára», o AO 90 fica parado?!
Alberto L.livrem.nos desta monstruosidade
maria r.a destruiçãop de lingua original por uma lingua derivada é intolerável
Maria F.As 'consoantes mudas' mantêm a função de indicar que a vogal anterior é aberta. O acordo abre caminho a uma confusão fonética no português lido e, logo, falado. Trabalho em Estudos de Teatro. Dificilmente imagino os espectadores como espetadores =(e fechado), a não ser que se entretenham a fazer barbecue durante a representação de uma peça...
Diana P.Acho totalmente ridículo o novo acordo! Muitas vezes o sentido das frases varia dependendo da palavra utilizada!
José M.Concordo, i8nteiramente, com a argumentação exposta na petição. Por mim, recuso-me a adoptar a grafia do acordo.
Maria B." A minha Pátria é a Língua Portuguesa" Fernando Pessoa
Jorge P.este Acordo Ortográfico só vem empobrecer a Língua Portuguesa e similá-la a outras imitações que se dizem Língua Portugesa, por isso, NÃO OBRIGADO
manuel b.desvincular e rápido!
José S.Não assassinemos a nossa Língua!
António A.Apoio totalmente a Petição.A Língua Portuguesa não é negociável.
Acácio D.Aconselho a lerem jornais brasileiros para verificarem a grande diferença entre o" brasileiro" e o português
ANTONIO M.Estudei Introdução às Literaturas Grega e Latina; estudei demoradamente o fenómeno da evolução da língua portuguesa a partir do latim. Por isso conheço bem a razão da existência das consoantes mudas que tanto intrigam os mais iletrados.

Assinaram a petição
25 792 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição