Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela desvinculação de Portugal do 'Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990' (AO90), para Assembleia da República

NomeComentário
Eurico C.Vamos preservar o português de Teófilo Braga, de Rodrigues Lapa, de Lindley Cintra. Devolvamos o português sertanejo de Scolari ao remetente, abaixo do equador, "onde não há pecado"
Francisco L.Em defesa da nossa identidade nacional.
Fernando S.Já não era sem tempo!!!
adelia r.Sou pelas excepçoes culturais.
Nuno L.Por favor acabem com esse falso Acordo Ortográfico ou qualquer outro da mesma natureza.
Maria O.A língua de uma nação é o seu maior património, pelo que não pode ser devassada...invadida!
Carlos L.Abaixo o acordo ortográfico
Fernando B.Este "acordo", enquanto ele existir, é um crime cometido contra a Língua Portuguesa.
Fernando F.Isto é uma aberração!.
Jorge M.O Acordo Ortográfico de 1990 foi um crime de lesa-pátria
César G.Espero mesmo que esta petição tenha sucesso, continuamos a falar Portugues de Portugal. E não PT - BR
Alexandra S.Confirmo em absoluto , que tudo se faça para que se PROCEDA à DESVINCULAÇÃO do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990(AO90). É absolutamente necessário, cultivar a lingua que nos é própria, percebê-la e identificá-la com a origem da Historia de Portugal e dos Descobrimentos. Num momento, em que nos deparamos com tantas preocupações que afectam as familias portuguesas, desde a educação e formação dos seus filhos,às preocupações profissionais, a premente necessidade de se procurar uma estrategia de concertação e orientação socio-economica para este país, num período, em que os responsáveis politicos consideram ser a educação e a formação a primeira preocupação para uma geração que é identificada, Segundo os Próprios, pela ignorancia destas aprendizagens, Considero ser absolutamente escandaloso insistirem com mais um " PROJECTO SEM NEXO, CUJA IDENTIDADE EM RELAÇÃO À NOSSA VIDA E DOS NOSSSOS FILHOS, QUER NO QUE RESPEITA À IDENTIDADE DO PAÍS, é INDIGNO DA NOSSA HISTORIA Não estou de acordo com este processo e afirmo não obedecer, nem cumprir o referido acordo ortográfico. Assine-se, Alexandra Maria Menezes da Silva. 16 de Junho, 2013.
Daniel R.O AO é um atentado à Língua Portuguesa e nunca o adoptarei, com "p".
joão c.não se deve tocar na língua
Raquel F.Por favor eu quero manter a minha língua. Sinto que estão a mudar a minha história e o meu futuro por acordos.
Fernando B.Enquanto filólogo da área das Humanidades Clássicas e do Indo-europeu, enquanto didacta da Língua e da Literatura Portuguesas, com especial enfoque para os campos da Lexicologia Comparada e de uma Lexicodidáctica sustentada nas relações genealógicas radicada na Etimologia, apoio esta pertinentíssima petição, devendo sublinhar que, neste momento, não tenho a certeza de já a haver subscrito, ou não.
João E.Sou contra o novo acordo, não vejo qualquer vantagem no mesmo e não só apenas eu até os paises que fizeram o acordo
Alfredo M.Pela dignificação da língua Portuguesa.
Ernesto G.Acho que a nossa língua deveria ser a orientadora de todas as outras e não o contrário.
Carla N.Este acordo não foi bem pensado e revela, na minha opinião, um gritante desconhecimento sobre a relação entre o som e a grafia da língua portuguesa. A existir, deve ser completamente reformulado.

Assinaram a petição
25 792 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição