Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Pela redução do número máximo de alunos e alunas por turma e por professor/a., para Assembleia da República, Governo, Sociedade Portuguesa

NomeComentário
Carla S.Para o bem do aluno e do seu desnvolvimento de capacidades.
Eduardo F.Com a experiência enquanto Psicólogo Escolar que já fui e ex-professor de Psicologia Educacional na U.C. (formação de professores) considero que um dos factores fundamentais para a qualidade do processo ensino-aprendizagem é um número reduzido de alunos por turma. Caso contrário, o desgaste dos professores para manter a disciplina é muito maior, a concentração dos alunos fica significativamente dimininuida (sobretudo nos que permanecem no fim das salas de aula) e os factores distractores, em maior número, tornam menos eficazes as metodologias e as tarefas escolares.
maria g.com tantos alunos dentro da sala será impossível dar qualquer matéria, depois de os mandar calar e fazer a chamada passou o tempo previsto da aula e xau adeus até amanhã
Joana M.Frequento o Mestrado em Ensino
Maria M.Parem de fazer tantas contas!!! As turmas com elevado nº de alunos prejudicam tanto os alunos como os professores!!!!
Filipe D.Isto é só um parâmetro desta problemática!
Célia A.Já que o senhor ministro da educação é bom a matemática, divida os 90 minutos de uma aula por trinta alunos. Qual é o resultado deste problema? Será que é uma contribuição para um melhor ensino ou uma "contribuição monetária" para os cofres do estado?! (E isto sem mencionar que há alunos com necessidades educativas especiais que necessitam de mais tempo para assinilar e maior apoio no desempenho das tarefas e são integrados em turmas deste tamanho, sob a falsa premissa da "integração"!)
Margarida C.É impossível termos um ensino com qualidade se os professores tiverem a seu cargo tantos alunos, mais ainda, depois da sua autoridade ter sido totalmente posta em causa por ex-iluminados/burocratas da 5 de Outubro que há anos ou nunca poseram os pés numa sala de aula e se fossem para o "terreno" veriam de facto que as suas teses cairam de imediato por terra após a massificação das escolas públicas, do facilitismo reinante principalmente da deseducação dada por certos pais, entre outras, claro.
anabela r.~isto esta a acontecer, um dos motivos é o poder das camaras municipais, a DREN é o melhor para o Pais não tirar a educação de quem sabe o que faz, abaixo o poder dos municipios, que não tem capacidades para a educação
Maria S.A probabilidade de sucesso aumenta com um menor número de alunos por turma.
Luís C.se quem decide (neste momento) se preocupa tanto com os resultados, não é com medidas destas que o vai conseguir, pois a qualidade não é compatível com a massificação isso só degenera em cansaço...
João M.a qualidade do ensino exige uma relação bem mais favorável
Maria O.Por uma Escola pública melhor!
Rita P.Preocupo-me como professora, mas mais ainda como mãe. Não pode existir educação desta forma.
Maria P.Só quem não conhece a realidade de uma sala de aula,é que se atreve a tomar uma medida puramente economicista que em nada contribui para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem.
Maria C.Não aceito que se degrade o ensino.
Rosa T.Menos custos, não significa melhor qualidade. Chega de passar a ideia de que se faz muito, quando na verdade, cada vez mais se enterra o ensino público. Alguém conhece os espaços onde serão colocados os jovens?As salas têm condições fisicas para os receber? Estamos a seguir o exemplo chinês? Todos ao monte e salve-se quem puder?
João M.Necessariamente quantos mais alunos na sala de aula, pior o ensino. O Professor não pode prestar tanta atenção aos alunos.
Álvaro P.Menos alunos, melhor ensino!
José O.É necessário tomarmos esta e outras iniciativas para evitar que a Educação mergulhe no caos.

Assinaram a petição
43 854 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição