Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Reforma aos 60 anos e 36 anos de serviço para professores, para Assembleia da república

NomeComentário
Fernanda C.É imperativo salvaguardar a dignidade dos professores. Aos 60 anos de idade e com cerca de 40 anos de serviço, é irrealista esperar que um professor possa dinamizar aulas motivadoras para 4 ou 5 turmas com 28 alunos! Todos, alunos e professores, merecem respeito!
Antero R.Acho que é de elementar necessidade, que se avance com a reforma para os 60 anos e 36 de serviço, para bem do ensino de do rejuvenescimento da classe
maria g.É mais que justo e absolutamente necessário para o bom funcionamento do ensino.
Sara G.deveria ser igual para toda a gente...
Maria A.Sou professora do 1º ciclo. Comecei a dar aulas em 1978, com 18 anos de idade. Tenho 56 anos e 38 anos de serviço completos. Os meus alunos perguntam-me quantos anos tenho, pois sou mais velha do que as suas avós. Terá o Estado o direito de me exigir que trabalhe com crianças que têm entre 6 e 10 anos durante quase 49 anos para ter direito à reforma? Não merecerão as nossas crianças melhor do que uma professora exausta? Estou cansada de lutar por justiça, mas não desisto!
António V.Concordo plenamente com o teor desta petição. Assim como os militares e as forças policiais que têm uma profissão de risco e por isso se reformam mais cedo, também a classe de professores é, actualmente, uma profissão de risco.
Maria D.É muito importante analisar devidamente a situação dos docentes com mais de 36 anos de serviço e mais 55 de idade.
Zélia M.Concordo em absoluto.
Nuno G.Tenho quase 60 anos. Sei que não vou conseguir manter os níveis de qualidade no desempenho profissional pelas razões sobejamente conhecidas. Preocupo-me com o que os alunos vão aprender porque eu vou aprender a lidar com a situação. E quase todos os alunos deste país vão ter que lidar com professores que aprenderão a lidar com o seu fraco desempenho profissional. É claro que responsabilizo os decisores politico-partidários por esta situação.
Ana F.concordo com tudo o que está escrito na petição
João O.Haja justiça!
Sandra Q.Copletamente de acordo.
Albero S.É uma Justiça Humana. Tenho 64 anos e 37 de serviço não consigo dar aulas. Um dia vou parar ao hospital: já desmaie nas aulas, porque sou hipertenso e diabético, fruto da idade.
Maria B.A profissão docente pela sua especificidade não se compadece com a reforma para além dos 60 anos e 36 de serviço. Não há capacidade física e mental para mais,pois seremos atores não reformados a cumprir uma obrigação de serviço.
Maria F.O desgaste dos professores é enorme.
Rodrigo L.É uma reivindicação justa.
Cristolinda C.Dentro de um mês e meio completarei 42 anos de serviço mas tenho "apenas" 61 anos de idade. As minhas capacidades físicas e motivacionais estão diminuídas e é com grande esforço que continuo no exercício das
Maria M.Seria também necessário estabelecer um tempo ( um ano ou dois) em que os docentes mais velhos pudessem partilhar os seus saberes e a sua experiência profissional com os mais novos. Tempo sem atividades letivos letivas em que poderiam apoiar a escola em projetos e partilha de experiências com os docentes mais novos de forma a que a sua saída não se processe de forma abrupta, mas faseada e com qualidade.
Isabel G.Confirmo, por experiência própria, que tudo o que diz a petição é verdade, e só a verdade!
Maria S.A profissao de professor é uma profissao de extremo desgaste físico e psíquico que nao é reconhecido nem recompensado. Reconhecer apenas o factor "idade" para efeitos de reforma é injusto pois penaliza aqueles que iniciaram a carreira jovens, aos 19 ou 20 anos, tendo atualmente de trabalhar no mínimo 46 anos antes de se poderm aposentar sem penalizacao.

Assinaram a petição
19 945 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição