Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Não à praxe académica, para Reitores das universidades, presidentes dos institutos politécnicos

NomeComentário
Mônica M.Mete nojo, não percebo como conseguiram chegar tão longe nos estudos, quem não sabe se quer a existência da palavra respeito...
Maria F.Assino com gosto.
José S.Considerei sempre abomináveis as praxes académicas.
Jorge H.Não, não e não à praxe académica. Os estudantes vão para as escolas é para tirar cursos; e não para fazer figuras ridículas ou entrar em jogos perigosos.
Jose F.Temos de pensar no bem de todos. Afinal nao é mais importante, aprender mais e melhor.
Maria V.É urgente neutralizar a perversão nazi
Eduarda M.Só lamento que o MATA (Movimento Anti Tradições Académicas), que existiu vários anos tenha sido tão pouco ouvido por estudantes, professores, intelectuais, jornais, que felizmente acordaram agora.
MARIA J.SEM PALAVRAS PARA ESSA PARANOIA.
Henrique V.A praxe académica abre um pressuposto de subserviência no percurso académico e profissional; pois a universidade é um patamar de profissionalização - eu sou o que quero ser; eu encarno o papel do que quero ser - e como tal deve ser erradicado.
Anita V.É tempo de se acabar com "tradições" que se revestem de caracteristicas profundamente anti-democráticas e que estimulando sadismos que de outra forma nunca seriam aceites.
ofelia c.Acabar com as praxes é o mais seguro. No meu curso (Filosofia) não há praxes! Ainda bem para os meus colegas jovens.
Dilia M.Não à praxe academica! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
maria b.Sou 100% contra as praxes, sem exceção de formas ou modos exercidos.
Filipe F.Não porque desconsidere a importância de formas de se integrarem os novos alunos mas sim porque acho inadmissível que o seja feito obrigando os caloiros a se ajoelharem, a passarem por situações duras, a estarem em salas fechadas cheias de gente e incómodas como eu estive, a chamarem-nos bestas a toda a hora, etc etc. Se as pessoas acham que estar de joelhos não é uma humilhação, então podem-se ajoelhar ao próximo que virem na rua! Por muito tolerável que sejam certas coisas há que pôr um fim, há que mudar! Isto não são formas decentes nem cívicas de integrar ninguém!
MANUEL C.Acabar com essa aberração já.....
Rosa L.Acabar com as praxes já
Edite G.Subscrevo na íntegra toda a argumentação. É urgente agir contra estas práticas aberrantes e anti-democaticas.
Maria A.A Praxe não tem sido lembrada pelas melhores razões e tendo em consideração os excessos que envolve e os incidentes ocorridos, sugiro que os Reitores tenham a devida coragem de abolir esta tradição académica.
Gracinda G.A praxe como é feita atualmente, na maior parte das Universidades (porque há sempre exceções), NÃO!

Assinaram a petição
2 308 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição