Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição a favor da praxe em Portugal, para Exmo. Srº Presidente da República, Exmo. Srº Primeiro Ministro, Exma. Srª Presidente da Assembleia da República,Alunos do Ensino Superior, Antigos Caloiros

NomeComentário
Flávia F.Adoro a praxe!
Daniela E.Acho ridículo o que pretendem fazer com a Praxe! Acabar com ela?! Está tudo maluco, ou quê? Desde quando é que isso faz sentido?!
Rita G.A praxe, é uma tradição académica vivida por estudantes universitários que serve de integração dos alunos, visto estes estarem a passar por uma etapa nova na sua vida e muitas vezes estarem numa Universidade, longe das famílias.... há praxes e praxes e não devemos generalizar, porque estas dependem de universidades para universidades, dependem dos praxistas, dependem dos cursos em questão e o facto de generalizarmos a praxe é pormos tudo no mesmo saco e isso não é correcto... somos humanos, todos temos limites, vivemos numa democracia e todos temos a liberdade o direito e o dever de darmos opinião, e se não concordarmos com alguma praxe que nos é imposta podemos nos expressar. Acabar com a praxe, é acabar com o espírito académico, é acabar com uma tradição de alguns anos é não respeitar, pré caloiros, caloiros, praxistas e pós universitários.... Praxe que é praxe é divertimento, é alegria, é respeito, é carácter e acima de tudo é integração e forte amizade nas pessoas em questão. Vamos lutar, vamos gritar, vamos saltar, porque o espírito da praxe é isso mesmo... unidos fazemos a força!!!!
Diana L.DURA PRAXIS SED PRAXIS
João R.A praxe não é estupidez nem humilhação, mas sim uma maneira de integração na faculdade (apesar de não ser a única) e sobretudo não obrigatória. O que é triste não é a praxe mas sim quem não sabe o que ela é.
Soraia C.Sou a favor da praxe dita praxe. Fui praxada e praxei. Não me senti em momento algum humilhada, nem tão pouco que os meus direitos como ser humano tivessem sido violados. Talvez se as Universidades tivessem restringido as praxes apenas ao interior dos Campus Universitários fosse mais fácil controlar o que se faz durante as praxes.
Mário B.Viva as praxes! Se não fossem as praxes muitos de nós nao cresciamos como ser humanos que somos, as praxes ajudam nos a haver união entre todos e a trabalhar em grupo e confiarmos uns nos outros! Eu agradeco bastante por haver as praxes!
Rui R.Toda a gente deveria experimentar a praxe ! Quando falo de praxe não me refiro a humilhação !
Rui S.Porque nem todas as Praxes são iguais. Analisem primeiro e falem depois.
Lia B.A praxe que integra é o melhor veículo para conhecer pessoas e sentirmos que pertencemos a uma nova escola, uma nova família!
Adriana F.dura praxis sed praxis <3
Liliana C.Eu sou a favor da praxe, pois já fui caloira e NUNCa me senti humilhada nem algo que se pareça. Pelo contrário, nas praxes eu via diversão, integração, convívio etc. Nunca vi aspetos negativos. Cada faculdade é uma faculdade e cada comissao de praxe é diferente, não podem generalizar, uma vez que a grande maioria não tem razões de queixa. Eu tenho ORGULHO em ter sido praxada e afirmo que foi o melhor ano académico que tive em todo o meu percurso.
Carla S.Dura Praxis Sed Praxis
Luís G.Ser caloiro não é a penas um estatuto, mas também o início de uma nova vida. Dura Praxis, Sed Praxis
Ana M.Membro da Comissão de Praxe da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, orgulho-me no trabalho que desenvolvemos FRA
Patrícia M.Acho vergonhoso todo o tipo de notícias que saem acerca das praxes e a falar sobre o que não sabem . Fui praxada , já praxei e tenho muito orgulho disso . SOU A FAVOR DAS PRAXES EM PORTUGAL
Carlos M.Como caloiro, tenho orgulho em ser praxado e digo que quando vou para o chão, vou com orgulho! Na praxe não esta ninguem obrigado, cada um vai porque quer mais nada! Tenha em atenção a cara dos caloiros na reportagem da TVI que ve uma alegria naqueles olhos! Praxe é uma forma de nos integramos na comunidade academica, que só quem passa por ela sabe o orgulho e a felicidade que passamos todos juntos! DURA PRAXIS SED PRAXIS
Ana R.A praxe é opcional sempre foi e existem praxes feliz, em que os caloiros riem, criam amigos para vida, muitas vezes são nestas praxes que muitos encontram alguém com quem se identifiquem. Eu vivi e vivo a praxe nunca fui desrespeitada nem tratada mal, sempre que me pediram para fazer algo que não podia ou não achava bem falava e não fazia, hoje sou eu quem praxe e tento passar a todos os caloiros que passam por mim que " praxe é dura mas é praxe" mas.. tem de haver respeito, brincadeira e vontade de estar porque estar ali só para se inserir num grupo não vale a pena porque são todos aceites membros activos ou não na praxe não precisam de ser praxados para serem aceites. A praxe é uma tradição que é para ser mantida e respeitada tenho pena que alguns colegas não o façam e dai estar a assinar esta petição porque por causa de uns pagam os outros, e isso é injusto façam pagar aqueles que estragam um bela tradição onde só faz parte quem quer porque ninguém é obrigado e se as pessoas praxam mal punham-nos porque isso esta certo, errado é punir quem brinca quem interage e quem ajuda muitas vezes os caloiros. Acabar com a praxe é errado ensinar o que é praxe é correto.
Andreia A.As praxes foram a melhor coisas que me aconteceram na faculdade
Patrícia S.A praxe tem como objetivo integrar os alunos que de um momento para o outro deixam de ter os amigos de toda a vida por perto, deixam de ter a mamã sempre por perto nas horas mais difíceis, entram num mundo novo em que têm de se enquadrar na sociedade e a praxe oferece as ferramentas para tal. Na praxe, não só se integram os alunos, como se criam laços que ficam para toda a vida, desenvolvem-se novos valores como "caloiro é solidário", os caloiros ajudam-se e unem-se e sem a praxe esta união tão forte seria difícil ou até mesmo impossível. É certo que ao longo dos anos foram divulgadas situações sórdidas e desumanas que aconteceram em praxes, mas na praxe também se ensina a dizer NÃO, os caloiros não são obrigados a fazer nada que achem humilhante ou que os desrespeitem. A praxe não é uma ditadura, há respeito. Por vezes, os próprios praxantes não têm isso mesmo "RESPEITO" mas é por isso que existem comissões de praxes e existe uma hierarquia a quem se pode recorrer quando algo não está bem. Sem a PRAXE a vida académica não será a mesma!

Assinaram a petição
9 397 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição