Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Reconhecimento da Fibromialgia como Doença Crónica e Incapacitante, para Ministra da Saúde

NomeComentário
Helder L.Muita força para a vossa luta e que os vossos esforços sejam recompensados
Andreia P.deve-se ter atenção a todo tipo de doenças, existem pessoas com cancro que são obrigadas a trabalhar o que isto é totalmente vergonhaso. espero que a ministra da saúde tenha muita atenção a este tipo de situações. Mas também é verdade que existe muita gente em baixas médicas e que não necessitam. Todos os casos devem ser bem observados.
Alfredo D.Senhores Políticos pugnem pelos doentes fibromialgicos como pesoas e não como números em épocas de eleições!
Lidia G.Eu sei o quanto esta doença é incapacitante. Eu sofro do mesmo. Fiz duas operações à coluna cervical e lombar, com enxertos, placas, parafusos e próteses e fui reformada pela CGA aos 50 anos sem nenhum grau de incapacidade, quando na realidade estou fisicamente e psicol
Joana S.Tenho 22 anos e depois de vários médicos, vários meses com um acordar que parecia que tinha sido atropelada por um camião, não conseguir mexer o corpo para me levantar, porque tudo doía; depois de ter que pedir a amigas para me levarem um caderno (sou estudante) ou a minha carteira porque nem isso suportava; depois de ter que subir escadas de um andar agarrada ao corrimão porque simplesmente não conseguia subir as escadas; depois de deixar de conseguir escrever porque uma simples caneta provocava dores horríveis um médico diagnosticou-me uma coisa a que chamou pré-fibromialgia. Tive que me informar sobre a doença e é triste ver que na sociedade existem pessoas que me (nos) acham preguiçosas porque dizem nada queremos fazer. É difícil ouvir estes comentários quando eu me considerava uma pessoa que não gostava de ficar parada... É uma luta diária, sem saber como o nosso corpo vai estar daqui a uns minutos,
INDALETA N.Todos temos obrigação de ajudar.
Delmira S.Conheço da pior forma -- vivendo no dia a dia -- tudo quanto é dito na petição
Dora F.sou filha e neta de pessoas k morreram devido a cancro
Joaquim P.Ajudem quem realmente necesita de ser ajudado, acabem com rendimentos minimos, muitas das vezes atribuidos, a pessoas com saúde e que podem muito bem trabalhar, lutemos por um país mais justo e equitativo-
paulo l.apenas lamento que neste país os doentes sejam tratados como são ,eu tambem estive 3 anos e meio doente em casa sem ajudas do estado e faço descontos desdos 18 anos e nunca tive um dia de baixa medica
Telma R.Por compreender o vosso problema e o de milhões de pessoas com outros problemas de saúde identicos (que provocam incapacidade motora), dou o meu nome a esta petição. Espero muito sinceramente que o nosso governo, ABRA os olhos DE UMA VEZ POR TODAS a situações de "doença crónica" como aqui exemplificado. É triste e preocupante realmente, sentirmo-nos dependentes de terceiros para executar as tarefas mais básicas na nossa vida pessoal e na profissional, que é a primeira a ser afectada com grandes prejuizos, inclusive a nível psicológico. O que eu PENSO...o que eu DESEJO...penso que deveria ser estudada a possibilidade que aqui é apresentada "das reformas antecipadas mediante doença comprovada". E desejo realmente que a Sra.Ministra da Saúde, Drª Ana Maria Teodoro Jorge, consiga por-se na pele (mas sem um sorrisinho na cara) de uma mulher com (Ex) 45 anos de idade, em que ainda lhe falta 20 anos de trabalho para entrar na reforma, fica fisicamente impossibilitada de trabalhar, sem ter como ganhar para a sua sustentabilidade e possivelmente até dos filhos, COMO é que a Srª Ministra da Saúde se sentiria? O meu respeito é deixado aqui, a todas as pessoas que dependem de alguém. BJS
Isabel R.infelizmente tenho fibriomialgia
Vera C.Tenho apenas 28 anos e foi-me diagnosticada a fibromialgia depois de vários anos com dores e sem saber porquê.
João L.Que nunca me calhe tal malfadada sorte...
Eduardo F.força
Maria B.Muito útil será este reconhecimento!... É de facto uma doença muito "frustrante"
Patrícia C.Diagosticada de fibromialgia há 6 anos em Espanha, Barcelona. Agora em Portugal não estou a ser seguida, vivo em Portimão e não existe médico na especialidade segundo o meu médico de recurso. Poderei pedir consulta para reumatologia, mas só existe em Faro e possivelmente dentro de "2 anos" terei a dita consulta!!!!! Infelizmente estou desempregada e logicamente sem dinheiro pra consultas particualres. Infelizmente é este o apoio que temos no nosso país. Espero do fundo do coração que esta petição ajude a todos nós que sofremos do mesmo mal. Um grande beijinho a todos!
Isabel G.Sou filha de uma doente de fibromialgia, podemos testemunhar....
Célia G.Muitas das vezes sinto o mesmo!
MARIA L.Força.Há que lutar! E alertar e esclarecer para que todos compreendam o que é essa doença.E quão importante é ter apoio "palpável"

Assinaram a petição
6 148 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição