Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
António S.Espero consigam acabar com esta vergonha
João V.Fiquei chocado ao verificar, factualmente, os disparates em que certas frases se tornaram, depois do novo acordo ortográfico aplicado. Sem querer minimizar ninguém, isto parece verdadeiramente um trabalho de amadores.
Egídio S.Só peca por tardia. Não sei como se deixou avançar tal aberração legislativa.
José C.Não aprovo o AO90.
Manuel V.Os nossos Políticos são muito incompetentes, chegaram ao cumulo de "corromperem" a Língua na nossa Pátria.
Rogério M.Nunca aceitei e nunca escrevi de acordo com este acordo, só posso mesmo continuar a negá-lo.
José P.Concordo com a revogação da obrigatoriedade do uso do dito "Acordo Ortográfico!.
José L.É a hora! De agir.
José S.Subscrevo totalmente o manisfesto apresentado,e, gostaria de chamar também a atenção para uma prática cada vez mais sentida, particularmente nas televisões e rádios, que para alguns verbos, faz desaparecer o pretérito perfeito simples. Exemplos: Falamos e falámos (Esta sílaba aberta practicamente desapareceu).Outra incorreção cada mais escutada e escrita, é o desaparecimento do futuro. Exemplo: Para a semana falamos das Novas Regras, em vez de, para a semana falaremos das ...
Jose M.Isto tem de chegar a 2 milhões!
Maria C.Concordo totalmente com o texto Cidadãos contra o "Acordo Ortográfico" de 1990, em defesa da Língua e da Cultura Portuguesa. Este Acordo não serve, não tem razão de ser e deve ser abandonado.
Maria S.Discordo em absoluto da mutilação feita à língua portuguesa.
Philippe G.De facto é tempo de se acabar com o resultado de meia dúzia de indigentes intelectuais e burocratas desconhecedores de gramática, fonética, ortoépia e etimologia
Ana S.Professora universitária
Germano R.O “Acordo Ortográfico” de 1990 promove a iliteracia e o falso saber.
maria l.As línguas, em geral, incluindo as anglo-saxónicas e germânicas, respeitam as origens Latinas, excepto nós, que até temos uma descendência óbvia.
Tilia G.O português de Portugal é a língua mãe, não tem que ser alterada em função de outros povos, ou de outros interesses obscuros.
José C.Concordo totalmente com o texto Cidadãos contra o "Acordo Ortográfico" de 1990, em defesa da Língua e da Cultura Portuguesa. Este Acordo não serve, não tem razão de ser e deve ser abandonado.
João R.É um disparate vergonhoso.
paulino f.Não ao acôrdo ortográfico

Assinaram a petição
25 033 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição