Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição A Relevância das Agências de Rating e o Risco de Abuso de Posição Dominante, para Poderes Públicos e Media

NomeComentário
MAnuel F....Sem palavras! So a bastonada!!!
Natacha M.Qual é a solução? Acabar com a usura e a especulação!
Rui J.assino com enorme vontade pela: contra a sistema neoliberal - corrupto e desonesto; pela transparência; contra o capitalista selvagem e desumano... pelos mais desfavorecidos
Manuel c.Esses "senhores" é que criaram a crise, ou o mundo se põe a pau ou a 3ª guerra mundial está à porta.
Manuel C.Deviam ser julgados pela culpa do colapso Mundial da economia.
Rafael P.Como digo na petição, é amplamente reconhecido que «as agências de rating são empresas privadas, com interesses próprios, que não são sujeitas a qualquer tipo de sufrágio ou controlo» sem legitimidade para impor modelos políticos ou económicos a Estados (ainda) soberanos. Ora, a União Europeia e a Zona Euro estão dependentes de «agências de avaliação financeira» que estão dependentes de sociedades financeiras dos EUA com interesses expressos em Dólares dos EUA e cuja dimensão lhes permitiu já inverter a ordem de sujeição entre os poderes político e financeiro. Estas agências são as divisões Panzer numa nova Blitzkriega programada (e anunciada!) contra a unidade europeia e o euro. Acredito que só com a sujeição do poder financeiro ao poder político democrático se poderia (poderá?) modificar o estado actual do «mundo ocidental» mas a maioria dos cidadãos está adormecida e desinformada. Com bancos centrais que não dependem de governos eleitos, é pueril querermos ter «agências de avaliação» democráticas. Esta petição é a resistência possível de um cidadão desarmado para que se faça Justiça.
Nuno R.Acima de tudo a cidadania e o puro acto de civismo. A sociedade esqueceu que as Instituições não estão, não podem estar, acima das pessoas.
António A.Parece-me evidente o monopólio desta situação, basta ver a nacionalidade destas agências.
Inácio S.É um assalto criminoso
Maria P.As atitudes das agências de rating são imorais e põem em questão a soberania de países com séculos de história
João R.Para que a Finança e os interesse de alguns não mais se sobreponham à Política e aos interesses de
Nuno F.A Democracia e os Estados de Direito têm de ser respeitados por todos os agentes internacionais e, por isso, a investigação dos procedimentos da agências de rating é absolutamente imprescindível do ponto de vista Ético e Jurídico.
Carlos M.Porque não seguimos o exemplo da Islândia? Não será tempo de um 50 de Abril?
Maria C.Nota: no texto o link indicado http://hsgac.senate.gov/public/_files/Finantial_Crisis/042310Exhibits.pdf dá erro
Edgar P.Acho que se deve apurar até que ponto essas agencias estão embrenhadas com os compradores de dívida soberana e também quais os montantes envolvidos nessas jogadas. Acho também, que a haver trafulhice nestes casos, os seus autores deviam de ser imediatamente fusilados. Não se brinca com a vida dos POVOS.
Manuel J.Estas agências defendem os interesses dos seus patrões
Joaquim R.O mundo está a ser assaltado por esses uzurarios que não olham a meios para atingir os seus fins
Francisco P.É urgente supervisionar estes usurários agiotas antes que seja tarde.
Manuel C.Do maior interesse. Não só do nosso, mas de futuras vítimas destas agências sem escrúpulos e com interesses obscuros.
Pedro C.Excelente trabalho o de quem fez esta petição. Obrigado!

Assinaram a petição
12 322 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição