Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição para a Despenalização da Morte Assistida, para Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, deputado Eduardo Ferro Rodrigues

NomeComentário
joao s.Decidir que quero que me ajudem a morrer em dignidade, é um meu direito, que um corpo genereso e digno de médicos e enfermeiros podem ajudar-me a realizar. Não peço a morte assistida para terceiros, mas para mim. Em 13 de Outubro 2010, depois de longos meses em estado de coma grave da minha mãe, dizia às minhas irmãs que no caso dela face a uma grave inflamação pulmunar sobrevinda desejaria de descansar. A minha mãe nunca o entendeu assim, e, foi ainda tratada, tendo morrido a 9 de Novembro 2010. Logo cada um pode decidir o que deseja e se para prolongar a vida não é preciso referendo nenhum, porque será preciso para que nos deixem morrer em dignidade, só mesmo uma visão totalitária e desumana da moralidade e do amor pode fundamentar reservas a este verdadeiro direito humano. Andrade da slva coronel/psicólogo emérito
mariana a.Concordo com a despenalização da morte assistida, pois tenho direito a morrer com dignidade
Rute M.Petição oportuna e importante. Apesar de algum descrédito deste tipo de iniciativas ....
Conceição L.Não nos cabe decidir nascer, mas queremos decidir quando morrer
Maria V.Concordo integralmente com as razões invocadas pelos autores da petição. Há que desmistificar a ideia que "vamos matar os velhinhos todos". Trata-se, sim, de permitir a pessoas, com pleno uso das suas faculdades, de decidirem o que querem que lhes aconteça em casos insustentáveis de sofrimento. Quero ter esse direito!
Maria S.Porque temos o direito de morrer com dignidade. E não ficarmos com uma cabeça lúcida presa a um corpo morto ou num sofrimento que vai acabar só no nosso fim.
julia O.Quando a vida já não tem dignidade não faz sentido mantê-la artificialmente com todas as consequências humanas materiais e psicológicas.
Alberto P.Nada a declarar
Joaquim G.Todos juntos vamos conseguir
DIGNITAS d.Freedom of choice in life and at life's end, care and human dignity for all Portuguese people! Nobody from Portugal should need to come to DIGNITAS in Switzerland for a self-determined end of suffering and life. Portugal needs to implement the Swiss practice in combining palliative care, suicide attempt prevention, advance directives and the right to assisted dying, for which DIGNITAS has been advocating worldwide since 1998. To determine time and manner of one’s own end in life is a human right confirmed by the European Court of Human Rights in 2011 (case no. 31322/07).
Olímpio S.A dignidade na vida aprofunda-se no respeito pela minha vontade/identidade. Eu devo ter livre acesso à minha determinação de não sofrer. Não peço a ninguém que me mate, em caso de tal ser necessário, mas apenas que me forneça "esclarecidamente" os meios para tanto. apenas por dignidade.
Patricia S.Não se vive com dores.
Benjamim G.Convicto que, em circunstâncias normais, o direito à vida contitui o bem jurídico fundamental, entendo que, perante circunstâncias excepcionais e no pleno uso das suas faculdades mentais, deve constituir e assistir ao cidadão, que assim o decida, o direito de dispor, antecipadamente e formalmente, com força obrigatória geral, a opção por uma morte com dignidade, medicamente assistida, quando confrontado com doença incurável com prognóstico cientificamente comprovado de sofrimento, meros cuidados paliativos e consequente perda de qualidade de vida e por conseguinte da sua dignidade humana.
Maria P.Quero morrer com dignidade, sem sofrer e fazer os outros sofrer.
dorindo f.parabéns pela ideia
Isabel A.É legítimo morrer com dignidade
Fernanda P.Tenho direito à vida tal como tenho direito à morte e decidir não vegetar,
Maria A.Para se Ser e Viver com Respeito e Dignidade Humana deve cada individuo ter essa opção de escolha ou direito de decisão quando a Vida se torna uma "surpresa" negativa incontornável!
Maria C.Pelo direito à dignidade, mesmo na hora de partir!
Maria P.Sempre fui a favor

Assinaram a petição
9 558 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição