Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela qualificação da Profissão Docente como de desgaste rápido, JÁ!, para Assembleia da República

NomeComentário
Maria R.A profissão docente é de desgaste rápido...trabalhar com crianças ou jovens tendo uma idade superior aos 60 anos pode afetar o ensino e as aprendizagens.
Manuela .Concordo
Rosa .Já.
Ana .Já não era sem tempo.
Maria N.No caso dos educadores de infa deveria ser motivo de reflexão o desgaste fisico devido à idade das crianças e ao equipamento utilizado que ao longo da carreira provoca doenças articulares e esqueléticas.
Ana M.Urgente idade de aposentação baixar para os 60 anos
Ana ..
Maria A.Pelo bem das comunidades escolares.
Anabela ..
Catarina .Vou fazer sessenta anos e, apesar de amar a minha profissão estou exausta.
Ana O.As provas de aferição do 1o ciclo deviam ter sido canceladas de imediato! Esta aferição é todas as outras são uma falácia! Os alunos, por mais que lhes façamos ver da importância destas provas, nunca as encararam com seriedade!
João P.Docentes das disciplinas curriculares e extra curriculares
Anett .Pela qualidade de ensino que as crianças merecem impossível de se obter quando o docente está em desgaste físico, mental e emocional devido à idade avançada
Angela .É urgente que a reforma dos Educadores seja aos 60 anos. O desgaste é enorme e a desmotivação é bastante acentuada.
Armando F.Merecemos ser considerados "profissão de desgaste rápido".
Elsa .É urgente considerar a docência como uma profissão de desgaste rápido. Só não percebe quem não tem o mínimo respeito por uma das mais nobres e dignas missões da humanidade. A educação e a preparação académica e social das gerações futuras, num contexto que se pretende o mais harmonioso e agradável possível.
Filomena .Sem dúvida que ser professor nos dias de hoje, é um enorme desgaste. Eu que o diga que já estou nesta profissão há 42 anos.
Sílvia .Plenamente a favor do reconhecimento do desgaste rápido da profissão. Sou educadora de infância à 19 anos e sinto esse desgaste todos os dias.
Mónica .Urgente!!!!! Pela valorização e dignificação desta carreira
Maria .Pelo reconhecimento imediato do estatuto de desgaste rápido/regime específico de aposentação (60 anos de idade) para as profissões do campo da Docência. E recordo: o barulho permanente nas salas de aula/escolas; a necessidade de nos fazermos escutar acima do ruído e a preocupação em manter a atenção efetiva de todos os alunos; as interrupções de raciocínio e questionamentos constantes; o quotidiano altamente exigente e desgastante, a atenção contínua à correção científica e à atuação didático-pedagógica, respondendo, liderando, resolvendo problemas e tentando ainda assim lecionar; o termos de ser ouvintes, conselheiros, mediadores de conflitos, para além das nossas tarefas docentes mais específicas; as burocracias infindáveis e esmagadoras e todos os problemas da carreira; a desvalorização social e o trabalho muito para além do horário laboral, diferenciado em cada dia; os problemas de saúde inerentes à profissão (voz, audição, vista) e situações de esgotamento/burnout grave e o facto de lidarmos diariamente, durante décadas, com uma população infantil/juvenil, em grande grupo, com as dinâmicas/especificidades profundamente desgastantes e exigentes, inerentes a esta realidade.

Assinaram a petição
12 448 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição