Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Contra a excessiva digitalização no ensino e a massificação dos manuais escolares digitais, para Exmo. Senhor Presidente da República, Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Primeiro Ministro, Senhor Ministro da Educação, Direções das Escolas incluídas no projeto-piloto Manuais Digitais do Ministério da Educação (ME)

NomeComentário
Julieta A.Concordo a 100000% livros só em papel! Aulas sim, digital não!
Carla .Não aos manuais digitais
Rui C.Tem sido um tormento para nós, pais, e para o meu filho do 8 ano. A minha filha de 5 anos, quando lá chegar, não vai usar. Recuso-me. Isso é um atentado à saúde das próximas gerações.
Elisabete .De acordo.
Ana ..
Alda .Sigamos a Suécia, que já deu os primeiros passos... Por uma vez, sigamos exemplis positivos!
Maria B.Faz que pensar na saúde dos novos cidadãos.
Mónica .Hoje em dia para fazermos qualquer coisa é preciso um telemóvel, a escrita está quase em extinção.
Nuno A.Neurocientistas, oftalmologistas, psicólogos e professores recomendam a redução do tempo de exposição a ecrãs, mas a Escola está a aumentá-lo exponencialmente com a “transição digital”. A Unesco fez o alerta que o impacto de aprender no digital pode ter mais malefícios que benefícios, defendendo que "nem todas as mudanças são sinónimo de progresso" e que "o impacto positivo de aprender no digital pode ter sido exagerado", não havendo evidência de que a tecnologia nas salas de aula acrescente valor à aprendizagem.
Tânia .As crianças precisam de brincar e largar os ecrãs que só as prejudicam.
Nilza .Tenham noção!
Maria c.Petição oportuna em prol da qualidade do ensino e saúde mental das crianças
Helena M.Para não falar nos "desafios" idiotas que já levaram a várias mortes de crianças, como o blackout challenge, a baleia azul, etc.
Paula .C
Neusa .Sou professora do 2 ciclo, é uma violência para as crianças, devem treinar a motricidade fina com a escrita e muitos não tem maturidade suficiente. Ah... E abaixo também as provas de aferição do 2 ano com recurso ao computador
Cristina .Nao aos livros digitais
Sandra F.Tenho uma filha com 10 anos que está neste programa dos manuais digitais desde o início e desde que regressou a escola depois do covid passado 2 meses teve de usar óculos desde então já trocou de lentes 3 vezes. Este ano no mês de Maio e Junho ela teve de faltar vários dias com queixas de dores de cabeça e tonturas no qual tive de recorrer várias vezes às urgências com crises neste momento esta a ser medicada todos os dias para evitar essas crises. Como ensino a minha educanda que até foi aluna de mérito nestes 4 anos (mas não foi por estudar com o computador mas com fotocópias , ao fim de 1 mês na escola do 5 ano ela pediu que eu arranja se os manuais porque não conseguia fazer os TPCs porque tinha oque fazer o livro de fichas quw está no computador e recorrer ao manual que também se encontra no computador no qual o computador bloqueava e aida tinha de ampliar e deminuir o ecrã varias vezes para conseguir ler e assuciar o texto às imagens porque o computador é do tamanho de Tablet. Neste momento já lhe arranjei todos os livros no qual estuda por eles e além de fazer mais rápido os TPCs melhorou as notas consederadamemte
João M.Pelo bem das crianças, dos pais, dos professores, do ensino, da saúde e do progresso sustentado do nosso país.
Jorge F.qualquer dia não sabem ler um livro escolar
Maria B.Reflectir no que queremos comi especie e fundamental neste ponto: os sistemas com inteligencia artificial aprendem rapido versus o sistema educativo dos humanos que afecta negativamente o desenvolvimento neurologico e cognitivo alem de criar/reforcar habitos nao conducentes a uma boa saude geral (exposicao constante de radiacao electromagnetica) e de vonvivencua social (isolamento/desconexao com consequente impacto negativo na qualidade das relacoes humanas)

Assinaram a petição
6 312 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição