Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Contra a prova de aferição do 2º ano em formato digital, para Direção Geral da Educação

NomeComentário
Joana S.Não concordo nada com estas provas nesta fase , são muito pequenos.
Fernando S.Acho um disparate, inacreditável a crianças de 7 anos
Vera E.Acho que alunos são demasiado novos.
Paula L.Absurdo prova a computador para uma crianca do 2 ano
Bia G.Ridiculo haver provas de aferição para miúdos dessa idade. Não há espaço suficiente neste campo comentar.
Paula G.Boa tarde, Sou mãe e professora e sou contra esta prova em formato digital. As escolas não têm condições e nem os alunos destas idades têm literacia informática! Cumprimentos
Joana R.Gostaria de saber quais foram as medidas implementadas pelo Ministério da Educação, no início deste ano letivo, para a preparação dos alunos do 2.º ano, para este momento de transição? Não acham que algo deveria ter sido mudado em termos curriculares? Como, por exemplo, uma aula de TIC semanal? Ou algo que lhes dessem mais competências digitais, que não apenas um empréstimo de um computador portátil? No 2.º ano, trata-se de crianças com 7/8 anos que ainda apresentam dificuldades nos domínios da leitura e da escrita. Nesta fase da vida deles, não seria mais importante escrever e ler com fluidez? Ou aperfeiçoar a sua caligrafia? E mais tarde aplicar estas provas em suporte eletrónico? Se não forem bem preparados em termos digitais, pergunto como irão aplicar outros domínios? Já agora, os alunos vão poder usar folha de rascunho? Relativamente à expressão escrita, os alunos do 2.º ano estarão preparados para escrever um texto, utilizando apenas o teclado…? Quanto tempo precisarão para o fazer…? Não sou contra a evolução digital, nem contra as provas de aferição, apenas acho que o Ministério da Educação deveria ter criado condições logo desde o início do ano letivo!
Celsa C.Nao vejo qual o interesse pedagogico desta prova de aferição. Não será esta avaliação que vai decidir a passagem dos alunos e é precoce submeter as crianças à ansiedade causada.
Maria R.A escrita à mão desenvolve o cérebro bem como competências de de memorização e de motricidade fina. É inadmissível obrigarem as crianças a utilizarem estas tecnologias numa circunstância em que já estão numa situação com algum constrangimento para as confrontarem com questões técnicas que os desconcentram de mostrarem os seus conhecimentos nas respostas, resolução de problemas, ou produção de escrita.
Sulamita A..
Marta C.Contra a prova de aferição do 2° ano
Mónica A.As crianças não estão preparadas para fazer as provas de aferição on-line
Ana S.As crianças deste grupo etário não se encontram totalmente aptas para a realização de provas no computador.
Joana A.Assino
Mayra S.As crianças não estão preparadas para uma prova digital.
Julio C.Desafio o Joao Miguel Tavares a integrar lista para as próximas legislativas. Sobre o tema em apreciação nem consigo formular um comentário. Se quisermos que os nossos filhos respondam a um exame nesta idade talvez lhes seja mais perceptível em português brasileiro, que é o dialeto que vão começar a falar durante o estudo para esta prova. Indecente.
Maria T.Uma aberração para a educação.
Andreia C.Não ao formato desta prova. Crianças com 7/8 anos em pânico por causa disto.
Sandra R.É demasiada pressão e ansiedade para as nossas crianças.
Ana F.Eu já não concordo com a existência de provas de aferição, quanto mais em formato digital. Simplesmente inaceitável.

Assinaram a petição
5 168 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição