Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela manutenção da CALÇADA PORTUGUESA, para Câmara Municipal de Lisboa

NomeComentário
Maria B.Para defesa de uma tipicamente portuguesa!
FRANCISCOJOSÉ M.concordo em absoluto
André A.Por um Portugal mais rico!
Ana B.Portugal <#3
Rui L.A melhoria das condições de circulação dos peões em Lisboa deve ser um assunto de máxima prioridade para a autarquia, especialmente para todos os que apresentem dificuldades de mobilidade. Sabemos que existem várias possibilidades que conseguem conjugar algo que é característico da nossa cidade com a necessidade de melhorar as condições de circulação dos peões com mobilidade reduzida. A colocação de pedra de calçada antiderrapante pode ser uma delas. Em relação ao "cimento" podemos verificar em zonas de Lisboa que ao fim de 6 meses já está sujo, lascado, com marcas que não desaparecem a não ser que seja substituído. Um enquadramento estético mais cuidado poderia passar por colocar esse tipo de pavimento entre duas filas de calçada e não apenas uma fila com apenas 1 ou 2 pedras de calçada de largura,que acaba por ser ridícula em certas zonas. O cimento branco ou outro material não poderá simular calçada? Pintando-o ou marcando-o com a forma geométrica da nossa calçada? Penso que existem várias hipóteses, mas os especialistas nestes materiais podem chegar a alguma conclusão, estudando bem o assunto e não cedendo ao facilitismo de despejar "cimento" sem qualquer cuidado estético.
Anabela M.Para além da vertente estética, a calçada presta outro enorme serviço às cidades, prevenindo as inundações, na medida em que facilita o escoamento das águas pluviais. Claro que, por exemplo, o encanamento de rios também provoca inundações, mas isso é outra história que aliás também precisa de ser emendada.
Maria G.Portugal é o país mais velho da Europa, contabiliza 836 anos da existência ..Um país com História....e que História..!!! Parece que para alguns iluminados só deu à luz há 42 anos.. Triste sina...!!
Alvaro s.Só peço para não deixar morrer a nossa calçada tão linda das nossas raízes
Joana P.Claro que só posso ser a favor!!
Clarisse A.O mundo inteiro aprecia a beleza da calçada Portuguesa, não é razoável que seja retirada
jose m.Não quero que a calçada Portuguesa acabe, querem acabar com tudo !!!! Tenham juízo.
Luisa L.Formem-se mais calceteiros. Ainda deve haver alguém que os ensine. Lisboa merece se não a queremos ver mais feia e incaracterística.
Laurinda G.Sou absolutamente contra o fim da calçada portuguesa. E também sou contra os trabalhos péssimos que andam fazendo por aí cada vez que precisa ser feita uma obra no solo, tendo que abrir as calçadas, ficando depois as calçadas cheias de remendos, NAO PLANAS, fazendo poças de água cada vez que chove.
Jorge S.A calçada, para além de um inegável valor patrimonial, permite a fácil execução de obras no subsolo, podendo ser reposto o material de pavimentação pré-existente e não resultando vestígios da intervenção. Por oposição a intervenção em pavimentos de betão, como os recentemente executados na Praça São João Bosco, vão conduzir à rápida degradação do pavimento que estava um brinco para a inauguração.
Luis P.A calçada Portuguesa é um símbolo Nacional que nos caracteriza e representa internacionalmente!
Ana C.Eu estou no curso de conservação e restauro não para ver morrer o meu património só porque uns políticos quais queres se lembraram mas sim para aprender a mantê-lo... Nós pisamos este pedaço de história diariamente mas nem por isso é menos importante... :-\
Lucas C.Pela cultura portuguesa!
Clara H.Sao unicas e seria crime nao mante-las. Devem ser sempre conservadas.
Helena S.Para que Lisboa não morra seria bom que os lisboetas se insurgissem a sério e deixassem de suspirar e de achar que é fado ser exterminado por quem não sabe...
Maria S.Totalmente a favor da calçada Portuguesa, umas das mais belas artes em Portugal e que só pertence a Portugal e aos Portugueses.

Assinaram a petição
6 410 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição