Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
VITOR G.TUDO A FAVOR, POR ISSO ASSINO.
José S.O novo acordo é uma afronta e um recuo aos valores da Nossa Pátria
Pedro F.Falo Portugues não Brasileiro.
maria R.100% de acordo!
Horacio J.Eu sou português (com orgulho) não sou "brasuguês"
NATÉRCIA F.E QUE SEJA EXTENSIVO ÀS ESCOLAS!!!!
Lisete P.Bióloga
Luiz O.É UM FATO QUE É UM DISPARATE.
Mário O.Obviamente contra esta aberração de A.O.
Manuel A.Pelo fim da estupidez, dos interesses e do oportunismo
João H.De acordo contra o acordo
Maria M. sempre fui contra o AO, não desperdiçaria esta oportunidade de me manifestar.
José P.Sempre fui contrário ao chamado Acordo Ortográfico de 1990 desde que o conheci. Sendo leigo em assuntos linguísticos, apenas uma apreciação geral e funcional pode fundamentar a minha opinião. E, desde logo, o considerei elitista, ao suprimir ajudas ortográficas de pronúncia, justificadas pela etimologia, que dispensavam análise de contexto para saber o que se lê (como no árabe literário, com a supressão da vogais escritas, apenas escritas em textos destinados ao povo menos culto). E também pela falácia de ser pretendida uma dita uniformização de línguas pela mera ortografia, quando a evolução tem dado origem a significados diferenciados das mesmas palavras e a construções gramaticais próprias da geografia de cada falar português. Depois, pela anedota de se proclamar a vantagem de supressão de consoantes não lidas, esquecendo o inútil h inicial e o u de muitas palavras começadas por q. A coerência diz-me muito. Por fim, ontem mesmo, ao ouvir na rádio (Antena 2) o palavreado oco do prof. Malaca Casteleiro, sem um único argumento, mas apenas vitupérios desbocados contra os oponentes do AO90, juntei mais um argumento, digamos, sentimental, contra o dito acordo.
Maria L.Somos portugueses de Portugal e não brasileiros e que falam e escrevem tão mal. Temos que preservar a nossa língua.
António M.Anular acordo ortografico
Mário M.Abaixo o acordo que corrompe a Língua.
Maria B.'Nunca AO/90
Domingos G.Concordo totalmente com a petição, esperando que a mesma atinja o seu propósito.
antonio p.O acordo ortográfico envergonha-me e dá-me amargos de boca.
fatima b.Em desacordo com o "acordo"

Assinaram a petição
25 033 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição