Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela desvinculação de Portugal do 'Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990' (AO90), para Assembleia da República

NomeComentário
Maria J.vamos todos lutar para que se acabe com este acordo/desacordo!!!
Maria L.já assinei outras petições contra este acordo
Florbela M.Mais absurdo que este acordo...NÃO EXISTE!!!
Karin M.Considero o referido Acordo Ortográfico um atentado à cultura Portuguesa.
maria n.Acordo totalmente aberrante!
Lucino P.Já estou farto de escrever acerca do acordo ortográfico. O nosso idioma, é resultante do latim e do grego logo, é um idoma latino e não, um dialecto. Continuarei a esdrever como me ensinaram desde a primária até licenciar-me. Escreverei como Luiz Vaz de Camões, Alexandre Herculano. Guerra Junqueiro e tantos e bons escritores, escreviam. Ser fiel a minha língua e ao meu País. Não pertencenos aos paise dos PALOPS que têm o seu dialecto.
Jorge P.Sou um arquitecto e recuso-me a ser um arquiteto
David C.IDIOMA É PATRIMÓNIO!!!
António M.Estou contra o acordo ortográfico de língua Portuguesa
Jose A.Assino este peticao, e com pazer, em defesa da lingua portuguesa.
maria s.discordo do acordo ortográfico proposto
José S.Concordo plenamente com a petição. Não se trata de qualquer espécie de saudosismo. É um imperativo de justiça linguística e cultural.
Paula F.Jamais me obrigarão a escrever conforme o aborto ortográfico! Recuso-me a matar a língua portuguesa em prol de lobbies com fundamentos absurdos de unificação.....
Francisco X.De faCto, ainda vão a tempo de corrigir este disparate...
Maria g.Não faz qualquer sentido, para mim, esta alteração.
Vera S.O novo acordo fere e ridiculariza a língua Portuguesa. Não podemos ficar como espectadores ou corremos o risco de ser... espetadores.
Ademar F.Além dos desmandos de subserviência que aqui e além nos são espantosamente servidos pelos sucessivos governos, além dos imbróglios (ao nível semântico e outros) amplamente mencionados que este acordo tem provocado, existe uma outra dimensão das palavras que é injusto ignorar: a estética. As palavras têm uma estética própria. Por mais que argumentem que o som é o mesmo, exceção e excepção são palavras diferentes: esta última tem os caracteres no seu sítio, a outra amputaram-na, e ela não estava doente,
maria s.no passaran!!!
Cármen S.Aceito que a Língua Portuguesa sofra uma evolução natural, como tem acontecido através dos séculos da sua existência, contudo, essa evolução deverá ser unicamente ditada pelas orientações linguísticas da língua portuguesa genuína. A Língua é património cultural de um povo, deve permanecer fiel à suas origens e como tal não pode ser adulterada pela influência de outros povos a quem foi legada e dos quais já sofreu transformações ilegítimas. Rejam-se esses povos às regras do "Português Genuíno" ou assumam o seu idioma como uma derivação do Português.
António B.É público e notório que o acordo só veio dificultar e atrapalhar quem pretende respeitar a língua portuguesa, por isso tudo farei para termine quanto antes.

Assinaram a petição
25 792 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição