Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
José A.Considero esse acordo aberrante .Como tal é um desacordo.
Madalena P.Professora Universitária
Manuel C.Discordo do acordo em múltiplos aspectos.
Maria C.Não podemos permitir que a Língua Portuguesa seja aprisionada ...
Jorge B.Eu aprendi a ler e a escrever,pelo método antigo, e hoje com 67 anos, cada vez mais sinto que o nosso método era o correcto, o resto é só uma grande falácia.
Titus C.Eu não subscrevo este acordo ortográfico nem nunca consegui escrever com ele....
José D.Concordo com esta Petição Pública contra o “Acordo Ortográfico” de 1990.
Álvaro F.Sempre fui contra acho uma aberração, é humilhante para os portugueses !
Alípio M.Como foi possível acontecer este aborto?
Maria L.Seria uma optima e reconfortante notícia que o acordo dito em vigor fosse, de facto, o que é: algo que o Governo de então resolveu pseudo pôr em vigor como se fosse uma vontade dos portugueses sendo uma aberração linguística com objectivos de uniformização em prole do comércio e nunca em defesa da língua portugueses ou dos melhores interesses dos portugueses e, como tal, algo de nulo.
Marta C.Desfaçam este acordo
Paulo C.Não faz sentido mutilar e desvirtuar a egemonia da língua mãe, correndo o risco de lhe perdermos a etimologia e essência, não só quanto ao significado como ao significante dos termos.
Florbela R.sou contra o disparatado novo acordo ortográfico
Rodrigo g.Não há Brasiliarizacao em Portugal fala- se Português..
Maria C.Concordo inteiramente e é com muita esperança que assino esta petição
Igor G.Contra o (des)acordo ortográfico
José M.Sem comentário
Maria N.Reformada (secretária de Administração)
João C.Totalmente contra o acordo ortográfico
Carlos C.ABAIXO O ACORDO!!!

Assinaram a petição
25 033 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição