Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
Rodolfo C.O português não deve perder as suas raizes latinas tal como o francês ou o italiano não as perderam. Uma língua universal como é o português pode ter variantes tal como o inglês as tem. Não se imagina um acordo ortográfico entre americanos e ingleses!
Cláudia F.Continuo a escrever como aprendi.
João C.Espero que ajude!
Maria G.Esperemos que quem de direito "ouça", para assim acabarem as "aberrações" que a nossa língua sofreu com este (des)acordo!
Manuel J.Evolução sim, descaracterizacao não!
Serafim P.Contra o acordo ortografico de 1990
Eugénio A.Sempre escrevi como aprendi: sem este (des)acordo, e tenciono continuar a fazê-lo!
Zirtaeb A.Por Favor, consigam anular essa aberração da escrita.
CarAlos S.Completamente de acordo com a petição
Maria F.Sou totalmente contra o acordo ortográfico
Carlos R.O Progresso verdadeiro, estável e sustentável deve ter em vista melhorar o Futuro sem apagar o passado, arrancando raízes e mascarando identidades. Gostava de não ter de recorrer ao Inglês para me aperceber que a minha língua é latim e que uma acta regista acções e não ata nada a lado nenhum.
António B.--
Flausino S.O acordo desvirtua a riqueza da diversidade da lingua
Cláudia L.Manter a nossa língua conforme estava antes do "Acordo ortográfico", é preservar a raiz do português conservando um património cultural importante!
Maria S.O AO representa, mais do que uma pretensa evolução da língua portuguesa, pois esta nunca se fará por decreto, como sabemos, uma regressão linguística. E também um empobrecimento, se entendermos a diversidade da polifonia lusa como a riqueza plural.
Maria B.Não concordo mesmo nada
Manuel B.Esta forma de escrever sujuga-nos como portugueses. Já basta de subserviências ao Capitalismo Financeiro que foi preciso vir um papa dos Indios para o denunciar. Cabe-nos agora, a nóes, destroná-o ou melhor derrubá-lo.
Heriberto B.Contra a traição marchar! Marchar!
GUMESINDO G.Parafraseando Fernando Pessoa: "A minha Pátria é a língua Portuguesa". Cambada de microcéfalos....
Miguel M.Sou contra desde o inicio , depois de ver os efeitos e perante o não apoio do Brasil, Angola e Moçambique ficou 100 % contra.

Assinaram a petição
25 473 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição