Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela desvinculação de Portugal do 'Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990' (AO90), para Assembleia da República

NomeComentário
Olavo A.É de um total desrespeito pela lingua portuguesa fazerem uma coisa destas.
valdemar m.mais uma vez ficamos sozinhos , no canto com as orelhas de burro
leandro c.concordo
Patrícia N.Este acordo e todos são uma vergonha.
Jorge P.Estou de acordo com a desvinculação de Portugal ao 'Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990' (AO90)
Maria R.Eu não quero acordos deste tipo nem de outro que nos faça perder mais a nossa identidade
JOSÉ S.O meu único comentário é este: Porque havemos de andar a reboque de um País, por muitas amizade que tenhamos pelos nossos amigos e amigas do Brasil, quando fomos nós que os ensinámos a falar, em tempos do "antigamente" a falar o PORTUGUÊS"??? Não posso admitir que o Português, que ensinei ao meus filhos e neta, só porque deu mais jeito aos Governos do BRASIL e PORTUGAL (LULA E SÓCRATES)??? Foi mais um acordo que o nosso PINÓCCHIO aceitou, sem consultar os PORTUGUESES. EU NÃO ACEITO, DEIXAR DE FALAR O PORTUGUÊS, QUE OS MEUS PAIS ME ENSINARAM, PARA FAZER O FRETE A ESSES DOIS SENHORES GOVERNANTES (BRASILEIRO E PORTUGUÊS).
Maria E.Não ao ACORDO ORTOGRÁFICO
maria c.Um exemplo: "um cágado vai de facto à praia"- com novo acordo fica: o "cagado vai de fato à praia": ahahahhahha tem tudo a ver!!! Por favor para nao melhorar, simplificar, aconselho com o qual concordo um texto de Miguel Esteves Cardoso que escreve tal como se fala,ex: eu extou na pichina tomar banhoxs de sol"!! Bem melhor!!!
José C.O novo AO é uma aberração!!! Recuso e recusarei a sua utilização.
Anabela S.Não ás alterações ortográficas propostas.
Fernando A.A língua de uma Nação é a sua bandeira. Não se deve alterar a sua identidade gráfica nem cromática, o que significa que na ortografia e no léxico o princípio deverá ser o mesmo. Portugal e Brasil falam língua idêntica mas não igual, significado e significante desse mesmo português, são e serão sempre diferentes e aí reside a riqueza da língua portuguesa. Reduzir e um denominador comum as duas formas de expressar e comunicar, não é necessariamente um modo de democratizar, mas um modo de empobrecer. Portugal deve manter a sua ortografia e o seu léxico.
Paulo S.mudar sim, mas de acordo.
Amilcar R.Não consigo entender como foi possível assinar um acordo destes - não havia necessidade ...
Luís M.Se estamos a falar de países diferentes é da mais perfeita estupidez querer todas as pessoas a falar a mesma língua...a base pode ser a mesma mas cada um tem as suas variáveis, não deixa de ser português. Porque não falar com a Espanha e Itália e propor um regresso ao Latim...assim juntávamos também o Brasil e todos os países africanos e passavamos a ser mais ainda...(se investissem antes o tempo a melhorar o ensino em Portugal e as condições de vida dos portugueses...enfim).
Ramiro F.É uma "salgalhada" o acordo. A quem é que beneficia?
António N.A nossa língua é a NOSSA maior riqueza. Até os angolanos a defendem!
Claudia N.Vou escrever Português como aprendi até morrer.
António L.Eu não quero o acordo.
José A.É inaceitável este desacordo para assassinar a língua portuguesa!

Assinaram a petição
25 792 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição