Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição a favor da praxe em Portugal, para Exmo. Srº Presidente da República, Exmo. Srº Primeiro Ministro, Exma. Srª Presidente da Assembleia da República,Alunos do Ensino Superior, Antigos Caloiros

NomeComentário
Luís C.A Praxe é a melhor forma de conhecer e criar laços com aqueles que, tal como nós, entram numa Universidade, sem conhecer ninguém, e conhecer aqueles que já lá estão e que nos podem de facto ajudar. Trata-se de começar uma etapa nova, sem qualquer marca do passado, tratando todos por igual, fossem populares ou não, introvertidos ou extrovertidos. É exactamente essa igualdade que torna muito mais humana a Praxe do que as acções do Mundo actual, dito civilizado.
José S.Ninguém é obrigado a nada. "DURA PRAXIS SED PRAXIS"
Maria O.Eu tenho orgulho na minha praxe e em ser caloira, e pretendo honrar todos os valores que os meus doutores me passaram, e tudo o que me ensinaram e continuam a ensinar. Quero praxar para o ano, quero que mais caloiros sintam tudo aquilo que tenho sentido ao longo deste ano e que sei que ainda não acabou! OBRIGADA PRAXE!
Hélder F.Praxe é tradição, cultura e integração numa nova realidade!
Ana L.A praxe serve para que nos conhecermos melhor e para criar laços que serão para toda a vida. Eu enquanto "bicho" da Universidade de Évora conheci pessoas maravilhosas que me ensinaram muita coisa e nunca fui maltratada por ninguém , apenas fizemos brincadeiras e jogos para nós conhecermos melhor. As praxes não podem ser prejudicadas por aquilo que aconteceu no Meco. Juntos somos mais fortes e vamos marcar a diferença. Só quero deixar claro que fui muito bem pratada e tenho orgulho em ter sido bicho. Foram os melhores tempos de sempre, inesquecível !
Sara S.Sou caloira, sou pela praxe
Helena B.E porque "está na moda" criticar a praxe,eis então a minha crítica: Meus caros,se nunca foram praxados,não falem mal da praxe! Se não sabem o que é a praxe,não falem mal da praxe!"As aparências iludem!" ;) Porque praxe não é tourtura!Porque só quem passa pela praxe pode criticar ou não!Praxe é... ...berrar! ...suar! ...solidariedade! ...convívio! ...multiculturas! ...união! ...festa! ...aventura! ...descoberta! ...alegria! ...sofrer,mas sofrer porque quer e porque vive a praxe!Ninguém é obrigado a frequentar a praxe!Todos entram por sua mera e livre vontade! ...orgulho! ...defender a nossa escola! E apesar de afirmar que "Não há pastilhas que atem de novo as minhas cordas vocais" eu continuarei sempre a gritar pela minha escola,com muito orgulho!!! PARA MIM PRAXE É ORGULHO <3 E uma das melhores coisas que eu encontrei na praxe foi a minha maravilhosa madrinha! Uma das pessoas, entre muitas outras, que facilitou a minha adaptação e integração na vida académica. "Dura Praxis,Sed Praxis"
Renato A.Ninguém deve ponderar a proibição das praxes só porque 6 estudantes sem consciência decidiram participar numa praxe sem nexo onde o risco de vida era demasiado óbvio, lamento a perda dos familiares e amigos e compreendo a dor por que estão a passar, mas nenhum caloiro deve perder a oportunidade de se integrar no espírito académico devido a um a ato irresponsável.
Filipe O.Assembleia da República e Governo, preocupem-se em criar emprego para os jovens e não percam tempo com coisas secundários só por pressão dos "media". Eles mandam mais em Portugal que vocês.
Alfredo M.A praxe é essencial para que todos os que cheguem a esta etapa aprendam valores fundamentais como a uniao e a amizade, acabar com ela era acabar com a tradiçao
João S.É uma tristeza culpar-se a praxe de uma tragédia que infelizmente acabou em morte de estudantes devido à sua incoerência ao não avaliar o perigo de estar na praia com aquelas condições.
Daniela R.Acabar com a mais bonita tradição académica é que deveria ser crime!
Andreia A.Só é praxado quem quer!
João M.Quem não sabe, é como quem não vê.
Diogo R.Praxe sempre!
Natacha B.Sou a favor das praxes!!
Susana O.Para quê tudo isto? Faz lembrar antigamente quando haviam rituais para fazer parte de grupos e afins! Qual a diferença entre uma praxe e o bulling?
Karina F.A praxe é uma tradição, é um pilar da integração no ensino academico... E sobretudo a praxe não é tortura! A praxe é um ritual de passagem, de integração... Não somos só um bando de bêbados trajados, o espírito académico é mais do que isso. Eu sei o quão importante para mim foi ser praxada e o espírito e orgulho que senti no meu curso e na minha faculdade. É esse o espírito enquanto trajados devemos transmitir. Civismo, Fraternidade, Orgulho e não humilhação e tortura como modo de integração.
Elaine G.A praxe não tem como objetivo prejudicar os alunos, mas sim integrá-los. Nem todas as praxes são mal feitas, eu adorei as minhas praxes e voltava a repeti-las!
Ana F.Sou a favor das praxes. SED PRAXIS DURA PRAXIS

Assinaram a petição
9 397 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição