Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
António H.Concordo plenamente com o teor da petição
filipe r.;)
Maria R.Acordo ortográfico - Desmantelamento da língua mais antiga do mundo e inteligente e das mais faladas - AO é macaqueação da sua construção inteligente derivada do grego e latim - as línguas base - a melhor maneira de não saber nem ler nem interpretar nem articular a fonia - é brincadeira em que os filólogos nem são ouvidos nem tidos nem achados - e português não é brasilês - Em Portugal há duas línguas de português inteligentes e antigas - e com regionalismos é correcto - brasileirismos é que é poluição - português do Brasil não é Português de Coimbra
Isabel L.Professora Universitaria
marieta a.ATÉ QUE ENFIM !!!
Diamantino S.Foi um favor ao Brasil.Não foram patriotas..
Rodrigo D.Agradeço que não divulguem os dados aqui indicados - Nome, email e n.º de CC, para além do fim a que se pretende - presente Petição.
Carlos J.A Assembleia não tem competência para aprovar uma norma ortográfica proposta por um sector restrito de idóneos conhecedores da língua. Na comissão que proponha alterações ortográficas, de preferência o mínimo indispensável relativo a alguns excessos de "grafismo" impertinente, devem constar escritores de reconhecido mérito, dirigentes de instituições ligadas à cultura, representantes prestigiados do professorado do ensino primário, secundário e superior. Os antecedentes de 1911 e 1945 foram efectuados, em situação revolucionário e ditatorial, respectivamente, poderes musculares que, esperamos bem não podem ser os da nossa actual Assembleia.
Carlos C.Passe o anglicismo: NO COMENTS
Fernando R.Uma aberração destas merece diversos comentários. Como seriam longos e por certo fastidiosos, fico pelo NÃO.
Carlos D.Porra! Até que enfim que alguém lança uma acção destas!
Odete F.Nso me passara pela cabeça nunca escrever pelo novo acordo ortográfico. Aprendi assim e nao é aos 68 anos que vou mudar.
Jose p.Vamos acabar com essa burrice!
Mário S.Professor Universitário
João N.Sou contra acordo Ortográfico de 1990. A língua Portuguesa nasceu em Portugal.Quero continuar a escrever como me ensinaram os meus professores.
maria f.é preciso reverter o AO urgentemente e devolver à língua portuguesa a sua dignidade
Manuel P.Este acordo não é bom, nem é mau, e uma aberração um atentado à língua portuguesa.
João S.Não faz sentido este acordo, a base é a base é o padrão e o padrão não deve ser alterado só porque dá mais jeito. É algo cultural e não é por decreto que se vai modificar esta forma de falar
Rui M.Em todos todos os trabalhos que efectuo (relatórios, apresentações, planos e pareceres), ponho sempre, junto da assinatura que são efectuados de acordo com a antiga ortografia. Porque não fazemos todos assim?
Maria F.Não estraguem o português

Assinaram a petição
25 033 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição