Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela desvinculação de Portugal do 'Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990' (AO90), para Assembleia da República

NomeComentário
paulo s.ontem já era tarde
Francisco E.O tal "AO" é uma aberração pedagógica e linguística.
Armando A.Dispenso-me de fazer qualquer comentário dado que ele poderia ou poderá, ferir quaisquer sensibilidades mais susceptíveis...
Angela M.Gostaria muito que fosse possível acabar com este absurdo acordo ortográfico, que me parece coisa unica no mundo, o que faz com que os portugueses sejam um povo que pouco ou nada se importa com a lingua que fala escreve e lia (a maioria pouco ou nada leem).
Luís M.Continuarei escrevendo o português com o qual cresci e me identifico, independentemente da eventual permanênciao do novo AO entre nós. É um facto!
Helena R.Além de Portugal revelar-se uma desgraça governamental permanente, a maior vergonha de todos os tempos foi, sem dúvida, a assinatura de um acordo em que a língua portuguesa é relegada para um plano inferior, dando-se primazia ao brasileiro, ao crioulo, entre outras. Todos devem ter esquecido que a língua é um bem inabalável da nação, faz parte de um povo. Foi o português que deu origem ao brasileiro, ao crioulo e a todas as outras línguas que existem nos países que foram por nós colonizados. São eles que têm de adaptar as suas línguas ao português e não o inverso. Eu irei sempre continuar a escrever o português de Portugal, com acordo ou sem ele.
Tiago B.Urgente acabar com o acordo ortográfico com o qual discordo profundamente
Raul M.BI militar
José C.O "Aborto Ortográfico" é uma aberração que impingida apenas em Portugal e que deu e continua a encher os bolsos das editoras!
Maria M.A língua é a identidade de um povo. Brasil, Portugal, Angola, etc. têm identidades diferentes, então que se respeite igualmente as diferenças de cada língua... é nessa diferença que esta o encanto...
Diogo F.Subscrevo integralmente.
António R.Há 8 dias atrás foi publicada mais uma crítica a este (des)Acordo Ortográfico cuja introdução no nosso dia-a-dia tem o aspecto estratégico de uma invasão colonial - primeiro a distracção e o factor surpresa, depois a força. O autor demonstra, mais uma vez, que esta está, sem dúvida, entre as tomadas de posição mais reveladoras da imbecilidade e extrema incompetência que permeia os corredores dos tomadores de posição de Portugal. Não basta que se force para que a mesma seja adoptada pelo povo que é suposto servir, já que os tempos de submissão cega ao poder pertencem ao passado por alguma razão; são sintomáticos de civilizações primitivas que, invariavelmente, evoluem no sentido da colaboração, partilha de ideais e homogenização de poder. É assim, substituindo a força por compreensão mútua, que se constrói um império duradouro - o nosso império cultural. Não me parece que lições destas sejam dignas da esfera legisladora, mas sim do primeiro ciclo onde também se aprende a falar e a escrever - aulas a que esta gente que "decide" por nós deve ter cabulado, e mal. http://www.publico.pt/cultura/noticia/acordo-ortografico-acabar-ja-com-este-erro-antes-que-fique-muito-caro--1620079
Paulo J.Porquê "abrasileirarmonos"???!!!!!!
Jorge L.O novo Acordor Ortográfico é uma aberração, e uma vergonha! Sempre escrevi - e continuarei a escrever!! - à moda antiga! :)
Aldina A.Escrevo com me ensinaram e ponto final. Acredito que a Língua Portuguesa deva evoluir de alguma maneira, mas o Acordo Ortográfico que se pretende impor como que dever à pátria a partir de 2015 é no mínimo ridículo.
António F.Completamente contra o absurdo. Pela dignificação da Língua Portuguesa.
Julia L.Pela desvinculaºão de Portugal ao "Acordo Ortográfico da Lingua Portugesa de 1990" que é uma aberração.
Joao C.Por favour, em nome da NOSSA Historia, parem este acordo imbecil!
Alípio m.O que nos pretendem impor não tem cabimento.
maria c.com muita luta vamos a isto

Assinaram a petição
25 794 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição