Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
Fernando L.Respeito o português falado nos países de expressão Portuguesa. No entanto penso que a língua é o que define um Povo. A distância aos Países citados, faz com que a língua siga e adquira formas diferentes de se expressar. Por tal facto não quer dizer que adotemos as gramáticas escolares de um desses Países em Portugal...
Horácio M.Sou contra o A Ortográfico, pois desvirtua a língua materna que aprendi nos bancos da escola primária.
Maria E.Mudanças ortográficas burocráticas e contra a ascendência etimológica das palavras numa língua viva é uma espécie desenraízamento dos seus antepassados geneológicos e perdem sentido...
Filipe C.É uma autêntica aberração este acordo ortográfico, pela confusão que criou nos portugueses e pelos erros que na minha opinião tem.
João c.Sou Tradutor há mais de 30 anos e nunca adoptei as regras do AO, excepto quando a isso sou obrigado. Mais do que uma pretensa evolução da língua, vejo nestas regras uma simplificação primária da mesma, adulterando a sua personalidade específica, e com o objectivo principal de "normalizar" a lusofonia pelo português "brazileiro".
Adriano P.É para mim uma questão identitária e de cidadania não estar de acordo com este acordo!
MÁRIO V.concordo plenamente com o que aqui está escrito.
Gustavo N.Aberração!
Joao P.O português escrito deve preservar os traços identificadores da origem etimológica das palavras, e não obliterar as nossas raizes.
Raúl R.Abolição IMEDIATA.
Cassiano F.de 'fato' sou contra...
José R.Uso um teclado comum para escrever! ...Atentaria contra a minha própria Liberdade de Expressão se, porventura, submetesse a um qualquer dos vários e desiguais (denominados) correctores ortográficos informáticamente disponíveis - com o (suposto) propósito de corrigir a ortografia que uso para redigir todos os meus textos, em Português legítimo, de autor editado e cidadão responsável.
João L.Vasco Graça Moura escreveu um livro sobre os erros do AO. Nunca li nada que apresentasse contestação válida.
Maria G.Contra o arcordo Ortográfico
Jose F.Consultor de Negocios
Antonio M.Não concordo com este acordo ortográfico de maneira alguma. Esta é a nossa lingua, não vou dizer fato quando na realidade estamos a constatar um facto de não aprovar este acordo ortográfico.
Margarida C.Lamento triste e desiludida este acordo/erro crasso e ofensivo para a Língua Portuguesa. Ainda mais quando a nossa língua é tão rica, genuína e fomos nós a colonizar, não podemos regredir... não aceito em mim energia/estado de espírito de revolta, porém, sinto-me indignada e profundamente triste com este acordo. Não o uso ou usarei jamais nos meus manuais de formação. Façam alguma coisa sff relativamente a este sério assunto.
Helto F.Este acordo só está bestificando a população!
Veríssimo R."A minha Pátria é a Lingua Portuguesa" e eu não quero deixar morrer a minha Pátria por interesses de negócios. A Pátria não é vendível !!!
M+ario M.Obviamente, NÃO AO ACORDO.

Assinaram a petição
25 033 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição