Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Criar e Aprovar o Estatuto do Doente Crónico, tal como a Tabela Nacional de Incapacidade e Funcionalidades da Saúde, para Assembleia da República

Nome Comentário
Eduarda B. Sou portadora de algumas doenças crónicas tais: psoriase, hipertenção e artrite reumatoíde
Maria R. O doente crónico é para ser protegido e não explorado pela doença e incapacidade que contraiu. Obrigada.
Maria S. O meu filho tem bronquiectasias, possivelmente originadas por uma doença rara chamada Discinesia Ciliar Primárias.
Maria P. Sou amiga de uma pessoa com esclerose múltipla
Maria C. como doente Mastenica sei de forma sentida o peso da ausencia deste estatuto! PF assinem a petição por vós, por nós e por todos os outros bem piores que nós. Obrigada. bem hajam!
Manuela F. uando as pessoas são muito mal tratadas, ficam irremediavelmente doentes.
maria s. boa ideia
Cristina S. Sou mãe de um jovem com epilepsia resistente à medicação desde o nascimento. Tem crises convulsivas todas as semanas mas anda, fala, lê... Qual o grau de incapacidade dele? De que forma lhe seria atribuída? A doença dele não tem cura e a tripla medicação que faz terá que o acompanhar o resto da vida, mau-grado os efeitos secundários nefastos. O meu filho não teve juventude, não irá ter vida adulta, a não ser a possível nestas circunstâncias. O que é preciso mais para ver reconhecido o seu estatuto de doente crónico. Acrescento ainda que não me vejo na situação de ir mendigar uma incapacidade para uma junta médica quando não existe qualquer definição para a doença dele e para os pequenos deficits cognitivos de que padece. Só peço que não nos façam passar humilhações, já basta o peso de carregar uma doença crónica. Obrigada
João M. completamente de acordo com a tetição, já haveria de existir á muitos anos.
luis e. Obrigado pela iniciativa.
Patrícia G. Tenho colite ulcerosa (uma doença crónica) que apesar de neste momento estar em fase inactiva, causa-me várias complicações saúde (infecções, inflamações articulares, problemas de pele, entre outros) e por isso recorro frequentemente ao SNS. Por considerar importante uma avaliação correcta das doentes, assino esta petição.
PAULO N. paciente com doença de crohn
Maria A. O meu grau de deficiência muda, de acordo com as novas tabelas, de 65% vitalício em 1990 para 50% em 2012 quando a amputação aos 16 dias de vida do braço esquerdo a 1 terço, por falha médica, me traz de ano para ano novas limitações físicas e diminuição da qualidade de vida, ao mesmo tempo que sinto a suspenção de benefícios fiscais que tive ao longo de todo o meu percurso pofissional.
Jose R. É uma vergonha que um dedo partido na guerra tenha uma pensão e que um coração com valvopatias graves não mereça cuidados médicos. continuados.
Maria F. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Maria C. É de toda a justiça que estes doentes crónicos sejam isentos de taxas moderadoras...
Maria S. Lamentavel estas medidas tomadas para doentes crónicos. Será que com o fim das taxas moderadoras as doenças crônicas também desaparecem??
Emanuel S. Portador de DII.
Alexandre F. Tenho uma doença crónica, nunca tive beneficios enquanto muitos provavelmente tiraram proveito sem terem algo. Subscrevo em solidariedade com todos que possuem doença crónica.
Fernando F. São causas destas que interessam á sociedade, apoio a causa pois tambem tenho um familiar com esta problema.

Assinaram a petição
13 201 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição