Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição em defesa do Agente Técnico de Arquitectura e Engenharia
, para Presidente da República Portuguesa
Nome
Comentário
Rui M.
No meu caso não fui para a faculdade porque a alternativa mais perto de casa era o curso de Agentes Tecnicos de Arquitectura e Engenharia. Com esta alteração a Lei que, por causa de "lobbies" poderosos nos retiram faculdades profissionais que foram dadas pela Republica Portuguesa, considero que fui enganado, assim como muitos outros Portugueses que estudaram um curso que nos consagram direitos para podermos trabalhar como outros Portugueses e ganharmos a nossa vida sem fazer mal a ninguem. Deixem-nos trabalhar! Não posso crer que num momento sou competente para realizar o meu trabalho e noutro, por causa de uma Lei incontituicional passamos a ser incompetentes. Isto não é serio parte dos nossos governantes. Das pessoas que nos representam. Tenho esperança que tudo isso não passou de um mal entendido por parte da Assembleia da Republica Portuguesa
José A.
O Homem já não se contenta, com o que lhe é dado, ele vai desafiando e não quer admitir a autoridade, perplexo e agitado, negligencia a verdade, e perdeu o sentido de orientação. Insatisfeito manifesta opinião contrária ao sentir das coisas e não compreende o que está para além da compreensão humana, vive uma realidade terrestre, realiza-se no poder e no dinheiro, e transporta consigo o engano. O Homem justo sempre crescerá e levará á árvore a seiva da vida.
Joao A.
Corbusier e Frank Lloyd Wrigth, não eram licenciados em arquitectura! São duas referências mundiais da arquitectura.Não podiam trabalhar em Portugal! Quem pode?
jose c.
Que sejam punidos os autores do decreto-lei 73/73, os professores que formaram os Agentes Técnicos; que sejam demolidas as construções por eles projectadas....pois descobriu-se que tudo foi feito por incompetentes; coloquem-os a porta das camaras para angariar trabalho para os funcionarios municipais......Viva a DEMOCRACIA
MARIA B.
É uma tristeza estarmos a ser governados por politicos que se dizem democráticos, e que criaram um sistema de recuperação efectiva aos níveis de qualificação da população adulta no qual são reconhecidas as competências adquiridas ao longo da vida, e no caso dos aataes que fizeram uma formação em escola pública, num curso reconhecido pelo Ministério da Educação, querem tirar os direitos e as competências adquiridas. Pergunto afinal quais são as mais válidas? As do Ministério da Educação ou as que são adquiridas por cidadãos que por vezes nem sabem ler e escrever convenientemente, mas que em termos de estatística tem habilitações? Parece-me que aqui o Governo se está a contradizer.
Paulo B.
é muito importante que participemos em cada luta desta sociedade
Margarida B.
Pela defesa dos direitos adquiridos atraves do Ministério da Educação!!!
José J.
O Agente Técnico de Engenheira não pode ( nem deve ) ser descartado. Foi e é um agente de utilidade para a Sociedade Portuguesa. Merece respeito. Não pode ( nem deve ) ser tratado com desumanidade. O futuro é ( ou poderá/deverá ) ser mais aperfeiçoado, mas o passado nunca pode ser proscrito. Ao Governante exige-se inteligência e isto é uma prova anti. Ter um alto título não é sinónimo de fazer melhor. Há títulos que excedem os seus conteúdos ( refiro-me aos conhecimentos adquiridos pelo humanos ). Assim, não vamos lá... a absentção eleitoral tem aqui uma das razões de ser. Que pondere o juízo! Agradeço.
Pedro S.
Assino a petição, não porque ache que os ATAE tenham competência para fazer projecto de arquitectura, mas pela consciência do direito destes profissionais
Antonio d.
Devem ser tratados à selhança dos outros.
Emílio M.
É uma vergonha para o País a nossa Classe acabar. De certeza que os Snrs Arquitectos Siza Vieira ou Tomás Taveira, por exemplo não estão preocupados que a nossa classe trabalhe em projectos, só os incompetentes é que estão preocupados. Os deputados que decidiram esta lei não tem o sentido do "trabalho" nem a vivência dia a dia com as populações. Só vão compreender quando tiverem de legalizar um pequena moradia ou construir um habitação de 150,00 m2, se virem obrigados a irem a 1 arquitecto aí sim ,vão compreender. Entretanto as nossas pequenas empresas acabam e nós vamos para a potrta dos centros de emprego ... Andei a estudar,desenho, cálculo de estruturas, planeamento de obras, orçamentos...Tirei o 7º ano mais 4 anos de curso, e não valho nada... só neste País.
Carlos G.
Velha guerra entre Engenheiros técnicos e Engenheiros.
João C.
Os Ataes estão sériamente indignados, pelo absurdo da alteração, remete-nos para obras isentas. Não defende direitos adquiridos:
charles G.
Pelos direitos consagrados assino esta petição
Custodio B.
pelos direitos adquiridos em ensino publico e não em novas oportunidades ou outros meios semelhantes
José M.
Esta petição merece ser atendida, afinal de contas, muitas construções projectadas por estes Profissionais acolhem planeamento, integração, volume e enquadramento exemplares.
Júlio N.
Estão a brincar e a gozar com uma das classes mais antigas e prestigiadas deste País, uma classe que ajudou portugal a marchar para a frente, basta de palhaçadas e espero que PR não colabor com os senhores do canudinho.
Nuno S.
Não é correcto retirar direito adquiridos. Estudei com objectivos de trabalhar como ATAE e querem retirar, qualquer dia até a carta de condução tiram-me
José V.
Será que agora por decreto somos incompetentes ? ou será que quem "fabricou" este decreto é que é ?...
Sérgio V.
Deixam os profissionais trabalharem
anterior
1
...
7
8
9
10
11
12
13
seguinte
Assinaram a petição
1 706
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas