Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: PETIÇÃO CONTRA O PESO EXCESSIVO DAS MOCHILAS ESCOLARES EM PORTUGAL, para Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

NomeComentário
Hugo .Aqui sim deviam usar as tecnologias
Bruno I.Os livros podem ser digitais ou mais pequenos, modulares, de forma a serem menos pesados. O número de disciplinas deve ser reduzido, independentemente dos professores terem de ser requalificados.
José .Vergonhoso o peso das mochilas...
Alexandra T.Concordo... e a OCDE também, considerando a relação peso da criança / peso da mochila!!!
Soraia .Sugiro ainda uma medida que obrigue a uma distribuição mais lógica das disciplinas pelos dias da semana para evitar dias com excesso de peso (muitas disciplinas). Apesar de este parâmetro vir referido no texto, não vem especificado nas alíneas que seriam propostas à Assembleia da República.
Helena P.Cacifos para todos onde possam deixar a tonelada de livros que transportam diariamente.
Ana .Ainda hoje tenho problemas na coluna devido ao peso excessivo que carregava na época escolar, entre mochila, computador e o bloco de desenho A2. É urgente mudar esta realidade para proteger a saúde das crianças e jovens.
Jose F.Mochilas pesadas nas crianças alteram o formato da coluna vertebral
Francisco N.Concordo que às crianças transportam demasiado peso. Mais cacifos nas escolas pode ser uma solução
Ana P.Nenhum.
Sílvia .Peso a mais para andar as costas onde esta a causar problemas de saude. Eu sou uma delas tanto carreguei em pequena em adulta ja tenho 3 proteses e a medula danificada... ESCOLA COM SAUDE
Diana O.É vergonhoso o peso das mochilas que uma criança tem que carregar às costas todos os dias, sobretudo quando começam com os livros escolares, 6/7 anos, temos que ser os pais a carregar as mochilas porque o peso é ridiculamente exagerado! Em que cabeça cabe uma crianças de 6/7 anos levar 8 livros para a escola + dossier e estojo?? 8 livros!!!
Alexandre M.nos dias de hoje, não se justifica o peso que as crianças levam nas mochilas.
MARIA A.Concordo
Abdul .As escolas deveriam fornecer cacifos para todos os alunos. Do primeiro ciclo ao secundário. Os alunos que não tiverem SASE poderiam pagar 1.50€ mensais
porfiria .As crianças são o nosso futuro, e a saúde delas deve ser preservada. mais tarde ficam com problemas musculo esqueléticos e outros pelo peso excessivo.
Luzia .titulo de residência Q4312848Q
João .Subscrevo o texto da petição
CARLOS G.Já sou avô e no tempo em que frequentei a Escola Primária, muita coisa era diferente, mas para melhor e tudo em benefício dos alunos, frágeis crianças. Mas nos tempos que correm, a começar pelo Ministério da Educação, as crianças são vistas e tratadas como "burros de carga", carregando às costas, as suas mochilas, cheias de livros, cadernos, etc,, cujo peso muitas das vezes ultrapassa as suas forças. Deste exagero, que só pode significar violência eagressividade diária a que estão sujeitas, resulta, com o decorrer do tempo, o surgimento de problemas e deformações prematuras, na coluna vertebral. É isto que os Ministros da Educação do passado recente e do presente têm vindo a fomentar e a programar orientações a serem cumpridas nas Escolas, cujos resultados só têm vindo a contribuir para maltratar e afectar a saúde das nossas crianças mais pequenas e por isso mesmo mais frágeis. É hora de gritar, BASTA! CHEGA de mandarem nos nosso filhos! CHEGA desta violência contra os nossos filhos, contra os nossos netos! São estas (e outras mais) as orientações que os responsáves governantes do Ensino Oficial querem implantar, em detrimento da saúde das nossas crianças? NÃO! Não permitiremos!!!
Marta .Como encarregado de educação acho que é desaconselhado o peso das mochilas das crianças , a minha filha anda no 5 ano e leva um peso bruto todos os dias na mochila onde anda um bom bocado a pé para a paragem do autocarro com aquele peso e bem embora também eu como mãe e vou busca lá muitas vez a pé mal posso com a mochila também , vamos todos pensar na saúde dos nossos filhos e nos problemas que podem vir a ter por causa do peso. Pensem no bem estar das crianças.

Assinaram a petição
52 882 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição