Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
A favor da Praxe - Enquanto integração e transmissão de valores
, para Exmo. Srº Presidente da República, Exmo. Srº Primeiro Ministro, Exma. Srª Presidente da Assembleia da República
Nome
Comentário
Sara S.
Quem não vive a praxe não a pode avaliar. É simplesmente indescritível o espírito académico que rodeia os estudantes que respeitam e praticam a praxe, e que se orgulham de usar o traje. Sou estudante de Coimbra, e agradeço aos meus superiores por me terem incutido este espírito em caloira! A tragédia que infelizmente aconteceu com os meus colegas não deve, em termos praxísticos, modelar a praxe a nível nacional, porque não se trata de humilhação, trata-se de integração e de criação de afinidades! Às famílias dos "desaparecidos", os meus sentimentos. Sara Simões
Ana F.
917974937
Vasco D.
"Dura Praxis, Sed Praxis!" ORGULHO EM SER PRAXADO !
Dora S.
Praxe = Integração!!
Rúben F.
Defendo a praxe por tudo o que ela me ofereceu, fez crescer e ainda fará.
Bruno M.
Como caloiro nunca se senti humilhado pelas praxes e espero que continuem
francisca f.
concordo
Paulo S.
Acho que as atuais praxes são muito violentas
Igor S.
Não às praxes!!
Sara N.
Todos nós quando entramos na universidade sabemos dizer NAO! se achamos por algum motivo que qualquer outra brincadeira nos está a ofender, simplesmente não fazemos. Fui prachada e prachei, e considero que o ano em que somos prachados e inesquecivel e acima de tudo um ano excelente para a nossa integração e conhecimento daqueles que vão ser os nossos colegas.
Ricardo R.
A praxe é uma forma de integração dos alunos, nela fazemos coisas engraçadas que nunca mais poderemos fazer, pois se fizermos chamar-nos-ão de malucos.
Jéssica L.
As praxes não se devem extinguir. Eu falo por mim que sempre fui muito reservada a nível social. Houve praxes que não achei tanta piada? Houve! Houve alturas que já não tinha paciência? Houve! E soube e pude dizer "não" a muitas delas sem nunca ser inferiorizada ou maltratada. Hoje passo pela universidade olho à volta e não há uma pessoa que passe que eu não diga bom dia ou boa tarde ou que não conhneça, porque quer eu gostasse ou não de socializar, acabei conhecendo muito boa gente, e é uma sensação fantástica para um aluno passear na sua universidade no seu PRIMEIRO ANO de licenciatura e já conhecer aqueles rostos quase todos, ninguém é bicho papão, as praxes deram-me algo muito importante, integração, a maioria das pessoas que falo hoje em dia, se não fossem as praxes, acho que nunca as teria conhecido. Assim sendo, não concordo que se extingam as praxes. Estas são um ritual muito bonito, que requer esforço e dedicação quer do caloiro quer de quem praxa. Eu sinceramente gostaria de poder oferecer aos caloiros que viessem pelo menos metade do divertimento que passei naquele período. Acho que seria mesmo uma pena não o fazer.
Daniela F.
Espero que analisem bem o que aconteceu e que não julguem todas as praxes académicas da mesma forma. Sou da ESAC ( agraria de coimbra), cuja praxe é bastante temida e digo-vos que nunca me senti intimidada, humilhada ou obrigada a fazer o que quer que fosse. Passaram-me valores, integraram-me na escola, e deram-me a conhecer um mundo que nunca pensei vir a conhecer. Não me arrependo de nada, fiz o meu batismo tanto em coimbra como na praxe agrária e hoje em dia sinto-me realizada por o ter feito. Neste momento já foi a minha vez de praxar e de batizar e posso dizer que nunca tive nenhum tipo de falta de respeito por algum caloiro nem nenhum tipo de reclamação.
Inês P.
Arranjem um professor responsável por analisar as praxes como acontece na Escola Superior Agrária de Coimbra. Mas pelo bem dos futuros caloiros que chegarão desorientados, NÂO acabem com as praxes.
Alexandra R.
Desde já,nunca fui humilhada, nunca simulei relações sexuais nem nunca fui obrigada a fazer nada em praxe. Cada comissao ou subcomissão tem os seus rituais/ideais e não é por o dux da lusófona ter tudo uma má ideia que a praxe no geral deve ser punida. Quem quiser vai, quem nao quiser não vai. Quem tem idade para entrar no ensino superior também há de ter idade para tomar as suas próprias decisões e ter noção dos limites.Por último devo as minhas maiores amizades à praxe e à subcomissão de Novos Cursos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e por isso, assino esta petição ^^
Silvana S.
Subscrever : A favor da Praxe - Enquanto integração e transmissão de valores
Catarina E.
Há faculdade que cumprem os objectivos das praxes que é proporcionar momentos de diversão para os caloiros e ajudá-los na sua integração na vida académica, não é, de todo, humilhá-los. Somos muitos a não querer que isto acabe, como tal, pode ver-se que não fomos alvos de faltas de respeito, senão, não estaria a fazer esta petição. O que têm de fazer é certificarem-se que os dux's, ou qualquer outra pessoa com "poder" na comissão de praxes, não abuse do mesmo. Só é praxado quem quer, não tirem esse momento a quem sente que as praxes são momentos necessários e indispensáveis para a recordação do percurso académico!
André A.
Embora não tenha aderido a praxe penso que uma boa forma de integração dos novos colegas na instituição a praxe não têm de acabar apenas tem de ser tidos certos niveis de consideração daquilo que são os rituais de integração.
Inês M.
A praxe inicial entre caloiros é uma história e ninguém é obrigado a participar. Quem se excede com as diverções de integração e passa a humilhação, por exemplo, todo o caloiro tem o direito de se dirigir ao Tribunal de praxe e punir quem o desrespeitou. O que os jovens do caso em questão estavam a fazer era uma praxe para subirem de cargo, e isso é outra história. Eram maiores e vacinados e não eram obrigados ao que estavam a fazer, foram eles que escolheram entrar em brincadeiras perigosas.
Ana P.
Ando na praxe e discriminação que andam a fazer é ridícula e desnecessária principalmente a discriminação feita por pessoas que nunca frequentaram a praxe e não sabem nada sobre a mesma.
1
2
seguinte
Assinaram a petição
866
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas