Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela desvinculação de Portugal do 'Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990' (AO90), para Assembleia da República

NomeComentário
Patricia T.Eu não tenho que aprender uma lingua nova, a minha, depois destes anos todos fora o amor à Pátria a lingua mãe que lhe é devido! Honrar a nossa história.
Daniela A.No meio de tanta alteração, já encontramos textos publicados mal escritos e já poucos se apercebem do que está certo e errado.
Joaquim C.nunca respeitei este desrespeito que tiveram pelos Portugueses ao levarem para a frente o (des)acordo ortográfico.
Mário S.Pela desvinculação de Portugal do 'Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990' (AO90) A diversidade não é, na minha opinião, uma desvantagem, tornando a língua Portuguesa mais rica no seu todo. É com prazer que me associo a esta causa.
Inácio S.O AO90 está a gerar cada vez mais analfabetos. A nossa língua descaracterizou-se da sua verdadeira génese. Este acordo é um autêntico crime provocado por políticos incompetentes e incultos.
Diogo C.Faça-se justiça, visto que não a faz o Ivo.
Maria C.mesmo que queiram tirar os "c"s mudos ao menos adicionem acentos
Paulo R.Uma palhaçada, se é para fazer um acordo ortográfico, que façam com lógica pois isto só faz divergir mais do que unificar a língua, que é o que se pretende.
Rui L.Terá o AO90 sido uma manobra de jobs for the boys? É a única explicação que encontro.
Joao C.Portugal devia de ter orgulha na sua Lingua e nao nos deviamos curvar diante a imensidao do Brazil. So queria fazer uma pergunta no juizo perfito alguem imagina o Reino Unido a mudar o Ingles por causa dos Estados Unidos? NAO, NUNCA entao porque que temos de destruir o que e nosso?
Vítor S.Desvinculação o mais breve possível para que a língua Portuguesa, volte a ser bem tratada.
Fernando M.Creio que esta petição já está obsoleta. Concordo, mas mais vale apelar à assinatura duma petição que já conta com quase 19.000 signatários do que dispersar os esforços. Aqui: "cidadãos contra o Acordo Ortográfico de 1990 - http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=acordoortografico90
Margarida V.O Acordo ortográfico não atingiu os objectivos de aplicação nos países lusófonos porque afinal não aderiram. As novas regras muitas vezes não são justificáveis nem explícitas quanto ao seu significado. A simplificação da escrita não representa a erudição e a expressão rica da língua portuguesa.
Jorge R.De acordo com a petição.
José N.Não alterem o português. A sua riqueza é a diversidade. O único desacordo é fonético
Maria G.Com a enorme Esperança que este absurdo acabe
Joel H.Acho que nao deviamo alterar mais a lingua a nivel ortografico, pois assim perdemos a essecia da verdadeira origem das palavras,
Mário S.Tenho muita pena que um dos defensores do AO90 seja, talvez, o principal especialista do nosso maior romancista, Eça de Queiroz. MMS
Jorge F.A língua é algo muito mais importante do que uma forma de facilitar negócios (e nem isso conseguiu fazer) e deve ser respeitada. E quando apenas o país que a criou de raiz é que é afectado, ainda mais injusto se torna. É uma idéia estúpida e deve ser deixada no lixo onde pertence
Ana N.Não desistam

Assinaram a petição
25 792 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição