Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição Pública Urgente: Contra a Ampliação da Mina de Alvarrões - Proteção Ambiental e Paisagística da Serra da Estrela
, para Agência Portuguesa do Ambiente (APA)
Nome
Comentário
Lionel A.
The proposed expansion of the Alvarrões Mine, which could reach 341 hectares, represents a serious threat to this sensitive ecosystem. This mining project not only compromises the landscape integrity of one of the main entrances to the Serra da Estrela but also endangers the progress made in reforestation projects and the preservation of local biodiversity. It cannot be allowed!
Marina B.
Sou contra a ampliação da mina de alvarroes. Stop à destruição da nossa Serra e do Portugal em geral.
Carlos .
Urgente proteger o património natural da Serra da Estrela.
Alexandra .
PROTEGER A NATUREZA DO ABUSO CONTÍNUO DO HOMEM.
Paula .
Não às minas de litio
carlos m.
Ha minas em todo o lado em Portugal e no estrangeiro, para carregar baterias eletricas para militares e civis. A poluiçao continua, a saude da gente, dos bichos e das plantaçoes desaparece, mas o dinheiro entra para alguns. BASTA !
Sérgio A.
Proteger o ambiente que nos resta é urgente
Emanuel .
Deveríamos estar mais preocupados com a natureza, com a melhor forma de a preservar, e não arranjar mais meios para a destruir.
BERTA .
Inibe o desenvolvimento económico, danifica a paisagem e afasta as pessoas da região já tao pobre demograficamente
Guillaume R.
Título de Residência portuguesa E1832783, estendida até 30 de junho de 2025 Através do Decreto-Lei n.º 41-A/2024, de 28 de junho. B.I. N.º LXED6L490 (França), valido até 13 de junho 2032
Viviane .
Mais um atentado ambiental que só é explicado por vir a ser um negócio altamente lucrativo. Portugal permite a degradação do sua própria terra só para servir os interesses de gente gananciosa e sem ESCRÚPULOS.BASTA!
Fernanda A.
Lutar sempre pela preservação da natureza e do bem estar dos habitantes que dela cuidam
Louis .
Ao Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, A Mina de Alvarrões situa-se a 1,5 km do Parque Natural da Serra da Estrela e insere-se na área de Reserva Ecológica Nacional (REN) e do Estrela Geopark Mundial da UNESCO. Isto demonstra que a área onde se insere o projeto faz parte de um território nacional reconhecido pelo seu valor natural e paisagístico que será posto ainda mais em risco caso se verifique a ampliação da mina. A área da mina possui um significativo valor arqueológico, com vestígios de ocupação humana desde o período romano até à Alta Idade Média. Estudos anteriores destacam a importância cultural da região, onde se encontram estruturas históricas que evidenciam uma ocupação contínua do território. A expansão da mina ameaça destruir esses vestígios e comprometer o património cultural local. Em termos mais amplos, o impacto da mina verifica-se no aumento da poluição atmosférica, na contaminação dos recursos hídricos e dos solos e no risco que representa para uma variedade de seres vivos, incluindo espécies protegidas que existem na área. Desde o início da exploração diversas árvores já foram abatidas.
Antonio .
Sou contra a exploração das minas
Domingos M.
Basta dos senhores disto tudo fazer olhos cegos e ouvidos moucos para as grandes empresas que lhe enchem os bolsos.
Dulce .
Foi por causa das minas ,que deixaram arder as nossas montanhas ! Mau serviço público ! Nem os nossos bombeiros poderam combatê-los em condições por mau comando dos seus superiores !!!
Cláudio S.
Ao Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, A Mina de Alvarrões situa-se a 1,5 km do Parque Natural da Serra da Estrela e insere-se na área de Reserva Ecológica Nacional (REN) e do Estrela Geopark Mundial da UNESCO. Isto demonstra que a área onde se insere o projeto faz parte de um território nacional reconhecido pelo seu valor natural e paisagístico que será posto ainda mais em risco caso se verifique a ampliação da mina. A área da mina possui um significativo valor arqueológico, com vestígios de ocupação humana desde o período romano até à Alta Idade Média. Estudos anteriores destacam a importância cultural da região, onde se encontram estruturas históricas que evidenciam uma ocupação contínua do território. A expansão da mina ameaça destruir esses vestígios e comprometer o património cultural local. Em termos mais amplos, o impacto da mina verifica-se no aumento da poluição atmosférica, na contaminação dos recursos hídricos e dos solos e no risco que representa para uma variedade de seres vivos, incluindo espécies protegidas que existem na área. Desde o início da exploração diversas árvores já foram abatidas. A substituição das mesmas após a exploração mineira es
MARIA R.
A hipocrisia dos governos quando dizem que querem travar o despovoamento do Interior, travar a perda de biodiversidade e a desertificação do território, promover o restauro dos ecossistemas e a sustentabilidade do território e entretanto pretendem ampliar uma mina localizada a apenas 1,5 quilómetros do Parque Natural da Serra da Estrela, numa das principais entradas do parque, a de Valhelhas-Manteigas, numa área do Estrela Geopark Mundial da UNESCO e “inserido em parte” em zona de Reserva Ecológica Nacional (REN), com áreas de salvaguarda estrita por “risco de erosão hídrica do solo e zonas ameaçadas pelas cheias! O município da Guarda não quer o seu património natural em risco de destruição, assim como os territórios das suas gentes que se sustentam através de uma economia de subsistência rural típica de regiões montanhosas e que são fundamentais para a gestão da paisagem e equilíbrio do sistema agro-silvo-pastoril.
Ana .
Inceitável como um processo desta envergadura não é feito de forma clara, transparente e com a consulta e informação apropriada dos afectados a eventualmente lesados.
José .
Area pretendida faz parte do Geoparque e é reserva ecológica
1
2
3
4
...
15
seguinte
Assinaram a petição
3 443
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas