Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abertura do Pré-escolar e Básico dia 18 de Maio 2020

Para: Assembleia da República, Governo e Presidente da República

Pela abertura do ensino Pré-escolar e Básico no dia 18 de Maio de 2020

Sabemos agora, com certeza científica, que este vírus não apresenta qualquer risco significativo para as crianças. Especialmente nos mais novos, não existe risco acrescido quando comparado com outras doenças que, nestas idades, matam bem mais do que a COVID-19 como: a meningite, a gastroenterite, as gripes A e B, a pneumonia, as bronquites ou a bronquiolite. E não se fecham as escolas por isso. Não há registo de casos graves de crianças abaixo de 9 anos em todo o mundo, abaixo dos 18 são raríssimos.
O Canadá mudou de estratégia e vai abrir as escolas, dos mais novos para os mais velhos. A Dinamarca, a França e a Holanda também. A Suécia nunca as fechou. A Suíça também vai abrir.
Os mais jovens são peças fundamentais à imunidade de grupo, têm infecção ligeira logo pouco risco de contagiar outros. Tornam-se barreiras à propagação do vírus, fundamentais para os pais voltarem a trabalhar. Também não há qualquer recomendação da OMS para fechar as escolas! O governo deverá abrir as escolas, recomendando o afastamento das crianças dos grupos de risco por mais 2 semanas.
O teletrabalho é uma opção para quem está em casa sozinho ou com crianças mais velhas, não com crianças com menos de 10 anos que requerem atenção permanente.
Tememos pelo desenvolvimento dessas crianças. Pais a trabalhar ao mesmo tempo em teletrabalho dificilmente as podem acompanhar nas suas actividades e até darem a atenção sócio-afetiva de que elas tanto necessitam.

O próprio Jorge Torgal, médico e especialista em saúde pública, e porta-voz do Conselho de Saúde Pública afirma: “Não há inconveniente de maior em abrir creches e infantários.” Defendendo que as escolas deveriam reabrir mais cedo.

Apelamos portanto à abertura o quanto antes do Pré-escolar e do Básico, dado não haver razão nenhuma científica e epidemiológica que prove o contrário.
Cada um deve ter a escolha e a liberdade para poder decidir o que é melhor para si e para os seus filhos. Quem não os quiser levar para a escola deve ser respeitado.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
383 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.