Requalificação da Escola EB 2 3 de Vialonga

Para: Ministério da Educação, Estado Português

Uma escola onde já são prometidas obras desde há 30 anos, e nada é feito. Projetos prometidos e nada avança.

Está na altura de se tomar uma posição, as nossas crianças e jovens merecem condições de estudo e de conforto para adquirirem competências.

Blocos e recreio com coberturas de amianto, rede eléctrica insuficiente e degradada, salas com infiltrações, turmas a funcionar em contentores sem climatização e alunos obrigados a percorrer quase um quilómetro a pé para terem aulas de educação física ou de música, são só alguns dos problemas da Escola Básica dos 2º. e 3º. ciclos (EB 2.3) de Vialonga. Considerada a escola actualmente com piores condições de funcionamento no concelho de Vila Franca de Xira, a EB 2.3 de Vialonga tem 1200 alunos, quando foi construída há 30 anos com uma capacidade prevista de 600 alunos.

Há mais de uma década que se fala na necessidade de obras de requalificação e de ampliação e, em 2010, a Parque Escolar chegou a planear um investimento de 16 milhões de euros, mas o processo parou com a entrada em funções do primeiro governo de Passo Coelho. Associação de Pais, professores e autarcas locais têm desenvolvido as mais variadas iniciativas, desde petições a abaixo-assinados, passando por concentrações e vigílias, mas o projecto nunca mais foi desbloqueado e a escola degrada-se de ano para ano.