Fixação em cinco euros do levantamento mínimo no Multibanco

Para: Sociedade Interbancária de Serviços, Banco de Portugal, Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República (5.ª Comissão Permanente)

Ex.mos Senhores,

15 anos depois da decisão da Sociedade Interbancária de Serviços que fixou em dez euros o valor do levantamento mínimo nas caixas Multibanco em Portugal, torna-se evidente que esta é uma decisão que tem produzido mais desvantagens do que vantagens, sendo prova disso, a título de exemplo, a visível e crescente dificuldade que a grande maioria dos espaços comerciais têm em aceder a notas de cinco euros, comprometendo, assim, a feitura de trocos após variadas compras – muitas vezes os clientes vêem-se na necessidade de pagar pequenas quantias com notas de elevado valor – nas mais diversas áreas de comércio e, consequentemente, um atraso no atendimento ao público, tendo em conta que, não raras vezes, os responsáveis e/ou os funcionários dos espaços comerciais têm de recorrer a outros espaços para que lhes seja feita a troca de notas ou, em casos extremos, os mesmos têm de recusar a disponibilização do produto ou do serviço em causa, devendo explicar o motivo que conduziu a tal decisão.

Para além do impacto comercial, também se destaca um grande constrangimento junto dos clientes bancários que, independentemente da razão, no momento da tentativa de levantamento só têm à ordem um valor inferior aos dez euros que, como referido, constituem o valor mínimo para levantamento nas caixas de Multibanco desde Fevereiro de 2005.

Assim, os subscritores da presente petição solicitam à Sociedade Interbancária de Serviços, gestora da rede de terminais Multibanco em Portugal, que o levantamento mínimo permitido em todas as caixas Multibanco existentes em território nacional seja novamente fixado em cinco euros.