Por Toby Price

Para: RTP

Campeão em título prestou auxílio a Paulo Gonçalves até à chegada dos médicos

Toby Price não hesitou em socorrer o português e com o tempo perdido, disse praticamente adeus à possibilidade de voltar a vencer o Dakar

Toby Price deparou-se com Paulo Gonçalves caído e não hesitou em auxiliar o piloto português, num gesto de solidariedade comum no Dakar. O australiano, que defende o título conquistado na última edição, tentou fazer o que podia para reanimar o companheiro de competição e permaneceu junto do piloto de Esposende até à chegada das equipas de assistência médica.

Só depois Price retomou a etapa, concluindo a mais de uma hora e 20 minutos do vencedor Joan Barreda. Price está agora a 1h45m da liderança e terá dito adeus à possibilidade de discutir o triunfo final.

TOBY PRICE CONTA MOMENTOS E ANGÚSTIA JUNTO A ACIDENTE DE PAULO GONÇALVES

O australiano Toby Price recordou esta segunda-feira, quase 24 horas depois do acidente que vitimou Paulo Gonçalves na 7.ª etapa no Rali Dakar, como foi o primeiro a chegar ao local do acidente não tendo sentido qualquer hesitação em parar.

Um testemunho longo num post de Instagram que dá conta da angústia que sentiu, deixando a corrida para segundo plano.

«A etapa começou bem. O Paulo saiu cinco minutos antes de mim, depois aconteceu o pior cenário. Saí de uma elevação e vi um piloto no chão, era ele. Percebi que era algo sério. Pedi ajuda rapidamente e ajudei em algumas coisas, como pô-lo de lado. Nesta altura chegou também o Stefan Svitko e ajudou no que pôde; depois o Luc Alphand. Assim que o helicóptero chegou, os médicos fizeram-lhe reanimação cardiorrespiratória. Eu ajudei no que pude, a segurar sacos de soro, sacos de equipamento, a avisar outros pilotos para se afastarem de um cenário mau», recordou.

Escrevendo de rajada, disse o que aconteceu a seguir. «Trabalhámos enquanto pudemos, mas nada pudemos fazer. Ajudei a levá-lo para o helicóptero, era a coisa certa. Fui o primeiro ao seu lado e quis ser o último a sair. Vamos sentir falta do teu riso nas tendas. Os meus últimos 250km foram duros, estou desidratado de tanto chorar. Não estou preocupado com os resultados, não quero saber. Penso na família e amigos. Não fizemos a etapa 8 sem a moto 8 por respeito para com eles e pela perda de um herói. Obrigada a todos pelas mensagens, especialmente de Portugal. Somos humanos e esta é apenas uma corrida. Trocaria todas as minhas vitórias para ter de volta os meus companheiros de corrida...» #KTMFactoryRacing #TobyPrice

Vamos ajudar Toby Price ele abdicou de poder ganhar o Dakar
Para ajudar o nosso Herói.
Vamos pedir para que lhe seja dado o tempo que ele perdeu,impossível a organização ficar indiferente a isto