Nova Linha Alfapendular entre Lisboa e o Aeroporto de Beja como Alternativa ao Novo Aeroporto no Montijo

Para: Exmos. Deputados da Assembleia da República e Membros do Governo

Existe em Portugal atualmente um aeroporto subusado numa região que beneficiária grandemente do funcionamento do mesmo. Põe razões económicas, é actualmente mais útil às companhias aéreas o uso do aeroporto de Lisboa, pois é onde se localiza a maior procura.
Os assinantes da presente petição vimos por este meio propor a construção de uma linha Alfapendular entre Lisboa e o Aeroporto de Beja en detrimento do novo Aeroporto no Montijo, o que permitiria a instalação em Beja principalmente de companhias denominadas "low cost" e que serviria tanto a população da capital como a população do Alentejo.
Consideramos que distância entre o Aeroporto de Beja e Lisboa (aproximadamente 125 km), com a construção de uma linha de alta velocidade, não seria impedimento a esta solução para aumento da capacidade aeroportuária da capital, uma vez que exemplos semelhantes (eficazes e eficientes) são frequentes pelo mundo, nomeadamente o aeroporto de Paris-Vatry (localizado a aproximadamente 147 km de Paris e a servir também as cidades de Reims, Chalôns-en-Champagne, Troyes, Verdun e Chaumont) ou o aeroporto de Oslo-Torp Sandefjord (a 110km de Oslo e a servir também a cidade de Sandefjord).
Seria uma forma de diminuir a congestão do Aeroporto Humberto Delgado, e ao mesmo tempo, de fomentar o desenvolvimento regional do Alentejo (sem deixar de mencionar as poupanças derivadas à utilização de infraestruturas já existentes, bem como a redução do impacto ambiental no estuário do Tejo).
De referir ainda que as companhias "low cost" preferem frequentemente o recurso a aeroporto s mais afastados dos destinos (desde que existam boas limitações aos mesmos) pois implicam menos taxas aeroportuárias, o que poderia atrair um maior número de ligações deste tipo de companhias.

Solicita-se o estudo desta possibilidade.

Com os Melhores cumprimentos,