Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

PATRIMÓNIO CULTURAL E EQUIPAMENTOS PÚBLICOS E ACTIVIDADES FÍSICAS

Para: Presidente da Assembleia Municipal de Peniche

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PENICHE,
ASSUNTO: PATRIMÓNIO CULTURAL EM DEGRADAÇÃO E CARÊNCIA DE EQUIPAMENTOS DE ACTIVIDADES FÍSICAS NA ZONA LITORAL SUL DO MUNICÍPIO DE PENICHE
O Litoral Sul do Município de Peniche, abrangendo o Casal da Vala/Casal Moinho, Lugar da Estrada, Consolação, Casal Salgueiro, Geraldes, Casais do Júlio, S. Bernardino até Paimogo, não tem merecido, ao longo do tempo, a atenção devida por parte do poder local, no que respeita ao PATRIMÓNIO CULTURAL em estado de degradação, e à carência de EQUIPAMENTOS COLECTIVOS DE ACTIVIDADES FÍSICAS.
DEGRADAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL:
• Do FORTE DA CONSOLAÇÃO, com projecto de recuperação aprovado, orçamentado e com financiamento já garantido, o qual inexplicavelmente continua parado.
• Da SONDA, no Lugar da Estrada, onde funcionou a captação de água para Peniche, património em risco de desaparecer por completo, o mesmo acontecendo com as antigas bicas situadas em Geraldes anteriores à Sonda.
CARÊNCIA DE EQUIPAMENTOS COLECTIVOS DE ACTIVIDADES FÍSICAS no litoral sul do Município de Peniche:
• A prática de actividades físicas combate doenças várias, quer do foro físico, quer do foro mental, contribuindo para a PREVENÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE. Seja através da Ginástica, das Caminhadas, da bicicleta ou da utilização de Circuitos de Manutenção, estamos a prevenirmo-nos contra as doenças da inactividade.
• Os caminhos pedestres arranjados onde se possa caminhar e andar de bicicleta, sem os gases dos tubos de escape, as ciclovias, os passadiços de madeira, os circuitos de manutenção, têm uma crescente procura por parte dos praticantes do TURISMO DA NATUREZA, nacionais e estrangeiros, constituindo uma potencial mais valia para a nossa zona.
• Além dos residentes habituais, esta zona litoral sul, é muito procurada na época balnear devido às excelentes praias que possui, justificando-se plenamente a existência de equipamentos adequados para a prática de actividades físicas ao ar livre que sirva também esta população sazonal.
Por isso alertamos o Poder Local para o seguinte:
a) A ciclovia que da rotunda do IP6/Peniche se dirige para sul só chega ao Casal da Vala, quando é aspiração de muitos munícepes que se prolongue por toda a faixa costeira sul até Paimogo.
b) Dos dois caminhos pedestres Consolação/Estrada - S. Bernardino, um, pela beira-mar, está intransitável nalgumas partes e sem segurança noutras em que o caminho está a desabar para o mar. O segundo caminho que parte do Lugar da Estrada e atravessa a Quinta do Gato Cinzento, desde sempre caminho público, tem cães acorrentados e soltos, ocupando o percurso pedestre e amedrontando quem ali passa, estando a passagem igualmente condicionada no aqueduto camarário da linha de água ali existente.
c) A ausência de qualquer Circuito de Manutenção na zona sul do Concelho de Peniche, embora já tivesse sido entregue, na JFAB, uma proposta de um circuito com 8 estações, abrangendo o Lugar da Estrada e a Consolação.
d) A inexistência de anteparos de madeira de protecção, à beira-mar, em especial, nos sítios de maior afluência, como o Porto Batel.
Tudo considerado, entendemos, Senhor Presidente da Assembleia Municipal, que deve ser:
1. Executado o projecto de recuperação do Forte da Consolação.
2. Recuperado o edifício da SONDA de onde se captava a água para a população de Peniche, bem como recuperadas as antigas bicas de Geraldes anteriores à SONDA também estas com a função de fornecer água a Peniche.
3. Finalizada a ciclovia do Litoral Sul do Concelho de Peniche referida na alínea a).
4. Melhorados os caminhos pedestres mencionados na alínea b)
5. Implantado o Circuito de Manutenção já aprovado, por unanimidade, pela Assembleia de Freguesia de Atouguia da Baleia realizada no Lugar da Estrada em 19 de Junho de 2015, sem prejuízo da implantação de equipamentos semelhantes abrangendo outras povoações.
6. Construído um parapeito protector, de madeira, junto às arribas, entre a Consolação e o Porto Batel.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.