Petição pela não precariedade nas AEC´s

Para: governo, autarquias, sindicatos, associações, empresas e entidades reguladoras ligadas à educação

É necessário ter uma visão maior da educação e de todos os seus intervenientes. Se queremos bons professores, se queremos bons directores, se queremos bons alunos, e se queremos uma sociedade futura melhor temos de começar a reflectir rapidamente no tipo de condições que damos a esses mesmos intervenientes.

Neste caso falamos do trabalho precário que os professores das Aec´s (actividades de enriquecimento curricular) estão a receber por partes das entidades governamentais. Há professores a desistir a meio do ano, e a qualquer momento do ano, sem terem a necessidade de serem responsabilizados pelo acto, assim como o próprio governo central não os pode responsabilizar porque nem contrato de trabalho têm, pois encontram-se em trabalho precário usando os recibos verdes, que em si não trazem qualquer benéfico pessoal ou social.

O governo deseja que se ensine e cumpra os programas estipulados pelo Ministério da Educação para este tipo de actividades e por outro lado não põe como obrigatória a sua frequência por parte dos alunos. Por aqui mostra de facto a importância que as Aec´s tem para a educação escolar neste momento. Ao criarmos condições miseráveis de trabalho, e ao não valorizarmos actividades como são a actividade física, ou a actividade artística por exemplo, como poderemos depois esperar que as crianças se desenvolvam nos mais variados domínios?

É preciso dizer basta a este tipo de educação feita de remendos e de ideias ocas de conteúdo, e de facto criarmos um mundo de ideias reais, com estrutura e pensamentos comunitários e de crescimento integral do ser humano. Queremos um mundo melhor, temos de dar condições boas a quem deseja trabalhar, e deixarmos as "pseudo-ideias" sem qualquer aplicabilidade real.

Podemos exigir um professor que continue o seu trabalho ano após ano em alguma área quando não lhes pagamos os meses que está de férias? Não lhe damos os direitos à saúde ou ao emprego? É uma precariedade que devemos olhar e reflectir e pedir a sua abolição.

Os professores das AEC´s merecem o respeito e melhores condições de trabalho. Condições necessárias para se fazer um trabalho sério e remunerado contratualmente. Respeito e dignidade acima de tudo. Merecem um contracto e não recibos verdes.

Não queremos um mundo com educação mais integral? Então o que se pode esperar duma sociedade que valoriza o trabalho precário? Esperamos certamente seres humanos precários, tristes e depressivos. É este o futuro da humanidade?

Esta petição foi criada em 27 junho 2019