Melhor serviço dos TCB - Carreira do 6

Para: TCB - Transportes colectivos do Barreiro

Com esta petição, pretendo fazer chegar à empresa dos TCB as dificuldades que os seus passageiros, e novos passageiros, têm com o serviço dos transportes públicos do Barreiro, dando mais enfoque à carreira 6 Coina a Lavradio à carreira 4 Terminal a Cidade Sol.
Se tem problema idêntico ou com alguma outra carreira, por favor comente para que possamos actualizar e melhorar esta petição.

Os nossos problemas passam pelos horários, às condições dos autocarros, aos atrasos e falhas constantes dos TCB.
Sabendo que a adesão dos portugueses aos transportes públicos aumentou desde Abril, e que o 6 liga os clientes à Fertagus que vai até Lisboa e Setúbal, e o 4 liga os passageiros ao terminal dos barcos que vai até Lisboa, melhorar este serviço é necessário e, agora, mais que nunca.

Na carreira do 6, existem horas em que não há autocarro, e quando há, o tempo de espera são cerca de 40 minutos, entre autocarros. Temos conhecimentos e compreendemos que há carreiras que têm muito mais passageiros. No entanto, melhorar este serviço não só aliviaria a recorrência a essas carreiras mais sobrecarregadas, nomeadamente a carreira 4, que tem mais lotação do que aquela que é permitido, como aliviaria o tempo de espera dos que já utilizam o 6. O autocarro vai quase sempre cheio, e mais um horário permite mais passageiros e menos insatisfação, principalmente em horas de ponta.
Já presenciei novos passageiros usarem o 6, infelizmente num dia de atraso, e decidirem não voltar a usar, porque não lhes compensa o tempo de espera.

Os nossos problemas continuam com os atrasos, que podem chegar aos 20 minutos ou avarias, que essas são cada vez mais. Os atrasos devem-se, provavelmente, à quantidade de pessoas que vêm no 6 e no 4, e posso garantir que todas as semanas, no horário das 18h e das 19h há sempre atrasos do 6.
Os autocarros necessitam, ainda, de melhores condições, no sentido mecânico, visto que quase todas as semanas há alguma ocorrência de avaria.

A carreira 4 tem a tendência para falhar horários que estão em mapa de horários, em horas de ponta, e no horário a seguir a lotação do autocarro ultrapassa o permitido, ainda antes de sair da estação.

A situação económica dos transportes públicos encontra-se dependente deste novo passe que não pode ultrapassar os 40€, e nós entendemos isso. Mas se houver necessidade de investimento em arranjos e melhoria de condições de segurança nos autocarros, não deveria ser essa a prioridade?
Penso que é quem usa este serviço que deve ser ouvido, e que se existe insatisfação e melhorias a serem feitas, devemos expô-las e fazer-nos ouvir. Porque ao fim ao cabo, quem os usa somos nós, quem se atrasa, somos nós passageiros, quem fica apeado quando há avarias, somos nós.
E por isso, devemos ser nós a dar um passo na direcção certa, e comunicar com a empresa sobre os problemas e soluções para o bem da comunidade.

PS: Esta é uma petição feita a nível pessoal, e que quem não estiver de acordo, não necessita de comentários destrutivos, sendo que os construtivos serão bem vindos. Caso nada tenham a acrescentar que adicione valor à petição, e não concordem com ela, simplesmente não assinem.

Obrigado