Contra a presença de docentes da UBI e UM no congresso da UPOOP

Para: Vossa Excelência Professor Doutor António Fidalgo (Reitor da Universidade da Beira Interior - UBI); Vossa Excelência Professor Doutor Rui Vieira de Castro (Reitor da Universidade do Minho - UM)

Os signatários desta petição pública: optometristas licenciados, alunos dos cursos de optometria da UBI e UM, utentes, família e amigos, recusam a presença de docentes da UBI e da UM no XXII congresso de optometristas da União Profissional de Ópticos-Optometristas (UPOOP) a 5 e 6 de Abril de 2019.
Os cursos oferecidos pela EPOO/UPOOP não são reconhecidos pelo ensino superior Português, não englobam formação de qualidade ou de credibilidade e não abarcam a segurança exigida para a aprendizagem e formação em optometria. Estes cursos não se enquadram no diploma Europeu de Optometria, contrariamente ao que sucede com os cursos da UBI e da UM.

A presença dos docentes, irá inevitavelmente:

1) Alimentar a confusão sobre a profissão de optometrista.
2) Confundir a opinião publica sobre a qualidade dos cursos de optometria.
3) Oferecer argumentos fáceis à sociedade Portuguesa de oftalmologia sobre o perigo para a saúde pública que representam estes ditos “Optometristas”.
4) Dificultar o atual processo de regulamentação da profissão de optometrista.
5) Manchar a reputação e bom nome da Universidade da Beira Interior e Universidade do Minho, onde existe formação universitária em Optometria há 30 anos.
6) Por em causa, em última instância, a viabilidade da profissão de optometrista e a continuidade dos cursos de Optometria na Universidade da Beira Interior e na Universidade do Minho.

Subscrevemo-nos atenciosamente com os melhores cumprimentos.